Psyllium: o que essa substância pode fazer para a saúde

Regular o funcionamento do intestino, auxiliando na absorção de água pelo corpo e nos movimentos intestinais, é uma das funções do Psyllium. A fibra solúvel extraída da casca de sementes da planta Plantago ovata, contudo, ajuda também a reduzir o colesterol ruim e a glicemia depois das refeições, por exemplo. O medicamento multifuncional é capaz de oferecer ainda outros benefícios.

Conforme a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), doenças de trato gastrointestinal têm prevalência significativa na população brasileira. Alguns desses problemas mais comuns são a Síndrome do Intestino Irritável (SII), a Constipação Intestinal e a Dispepsia funcional (má digestão), nesta ordem. 

Um estudo da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), sobre os efeitos contrastantes de fibras viscosas na função intestinal, mostra que algumas fibras viscosas formadoras de gel, como o Psyllium, trazem benefícios aos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável. 

Em contrapartida, evidências clínicas apontam que diferentes fontes, como o farelo de trigo podem piorar os sintomas. A explicação é que a fibra de Psyllium, por conter pouca fermentação, facilita a retenção de água no intestino delgado e no cólon. 

Assim, pacientes constipados que têm menor conteúdo de água colônica podem ter seus níveis normalizados com doses terapêuticas da substância. Como essa fibra estimula os movimentos do intestino e aumenta a absorção de água, há um aumento da umidade e do volume das fezes, o que facilita a sua eliminação.

Uso do Psyllium

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), em suas diretrizes sobre a SII, também recomenda o uso do Psyllium para sintomas como constipação e diarreia, caso estas sejam partes significativas das queixas. 

É preciso estar atento ao uso do medicamento, que deve ser indicado por médicos. Apesar de ser uma substância natural, ela não pode ser comercializada em lojas comuns, como alguns chás com funcionalidades parecidas. O remédio só é encontrado em farmácias e drogarias, sob prescrição médica. Ele vem na forma de pó em sachês, para ser misturado em água ou outra bebida.

Contra o colesterol

O Psyllium também pode ser utilizado para diminuir o colesterol e a glicemia após a ingestão de alimentos. Isso porque suas fibras contribuem para reduzir a absorção do açúcar e de gorduras na alimentação. Equilibrar os níveis de colesterol é algo vital para as pessoas, principalmente para aquelas acima dos 50 anos de idade. 

Segundo uma pesquisa divulgada no Jornal Britânico de Nutrição e publicada online pela Cambridge University Press, a ingestão diária de sementes de Psyllium é eficaz para reduzir o colesterol ruim em pessoas com excesso de peso, por exemplo.  Isso porque as fibras, quando chegam no intestino junto a uma refeição rica em lipídios, retêm os sais biliares usados na metabolização e na digestão das gorduras. Assim, promovem menor reabsorção dos ácidos biliares, menor absorção das gorduras dietéticas e maior excreção dos sais biliares intactos junto às fezes.

Posso ajudar?