De acordo com uma pesquisa realizada pela Vigitel, elaborada pelo Ministério da Saúde, desde 2006 o número de atletas cresceu 194% no Brasil. Muitos podem ser os fatores que contribuem com esse aumento, sejam eles por saúde, lazer ou até mesmo busca por um corpo mais bonito, mas o que todos já sabem é que independente do motivo, cada corpo é um corpo e tem necessidades diferentes.
A partir dessa afirmação é que surge a importância do nutricionista esportivo, esse profissional que já é conhecido pelos atendimentos clínicos focados na melhora da qualidade da alimentação, pode se especializar e trazer indicações que contribuem para as sua atividades físicas.
“Quando você procura um especialista em determinado assunto, você espera que ele te traga informações mais específicas e que possam te auxiliar em um determinado contexto, e é exatamente o que o nutricionista esportivo faz”, explica o Prof. Doutor Wiliam Régis, nutricionista.
Ou seja, muitas vezes os atletas não conseguem os resultados esperados e não sabem porquê, quando na verdade o problema pode estar na forma como ele se alimenta ou até no desencadeamento de uma doença crônica, como diabetes.
“Além de toda a questão do acompanhamento, é importante ressaltar, que no geral a alimentação é suficiente, porém, em alguns casos é necessário o uso de suplementos, que atualmente vem sendo banalizado e muitos compram sem saber se é necessário ou por indicação de algum amigo”, afirma Régis.
Ao entrar em uma loja que vende esse tipo de produto, existem inúmeras variedades, e pode até parecer que é para você escolher o que você acha mais interessante, mas não, cada um tem sua função e apenas um nutricionista esportivo pode te dizer qual tomar.
“Esse profissional está qualificado para atender suas metas e traçar estratégias para conquistá-las, por isso, um praticante de esportes que esteja interessado em melhorar ou entender determinada função de seu corpo com o objetivo de atingir resultados mais positivos, deve consultá-lo”, finaliza o nutricionista.
Sobre Prof. Dr. Wiliam Régis
Professor Adjunto IV da Carreira Docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e membro Ordinário da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde, Infectologia e Medicina Tropical e Biologia de Vertebrados. Graduado em Ciências Biológicas e Nutrição, lidera o grupo de pesquisa “Compostos bioativos de alimentos funcionais” estudando os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios de alimentos no desenvolvimento de produtos para a saúde humana e animal. Realizou Doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) utilizando técnicas de Biologia Molecular para estudar a influência de alterações genéticas na estabilidade de proteínas. Fez pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trabalhando com biotecnologia e alimentos funcionais. Possui ampla experiência em inovação e interação empresa/universidade tendo sido coordenador de projeto pré-incubado pela INOVA-UFMG e autor de diversas patentes
Você pode gostar
-
Nutricionista faz alerta para o consumo de isotônicos
-
Dietas de redes sociais: Especialista expõe os riscos de indicações generalizadas na internet e defende o cuidado individualizado para emagrecimento
-
Na reta final, 8ª Etapa do Circuito de Rua de Cubatão acontece neste domingo, 27 de outubro
-
Batata-Doce ou Batata-Inglesa: Qual é a Melhor para Emagrecer?
-
Wickbold apresenta corrida para mulheres em apoio ao Outubro Rosa