Os benefícios da musculação para quem quer perder peso

Não há como negar que a musculação é uma grande protagonista nas academias. A atividade física de força utiliza recursos como barras e halteres para trazer hipertrofia muscular e melhora no condicionamento físico. 

Mesmo sendo comum, a prática ainda gera muitas dúvidas. Enquanto algumas pessoas ainda buscam aprender como fazer musculação, outras questionam se ela realmente ajuda no processo de emagrecimento. 

Apesar de a modalidade ser atribuída a benefícios estéticos, a musculação vem sendo cada vez mais indicada para pacientes que desejam reduzir as medidas.

Musculação pode ajudar na perda de peso 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2025 cerca de 167 milhões de indivíduos devem ser diagnosticados com obesidade. Uma das práticas recomendadas para reverter esse quadro é a inclusão de atividades físicas na rotina, como a musculação. 

Durante o processo pelo emagrecimento, o exercício pode ser bastante eficaz e apresentar resultados satisfatórios. Conforme explica o artigo científico “Relação do treinamento de força para o processo de emagrecimento” do curso de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, a musculação pode ser utilizada para a redução de gordura corporal. 

Além de aumentar o gasto energético — que favorece a perda de peso —, ela ainda contribui para o ganho de massa corporal magra. 

Outros benefícios da musculação 

Além do gasto calórico, a atividade física pode ainda trazer outros benefícios para quem busca pelo emagrecimento. Segundo o portal Minha Saúde, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a musculação pode ser um exercício seguro e auxiliar na tonificação dos músculos, postura e fortalecimento dos ossos.

Tonifica os músculos 

Um dos benefícios mais conhecidos da musculação é, sem dúvidas, o fortalecimento da massa muscular. Para quem está buscando a perda de peso, a prática é indicada por ajudar a manter os músculos mais firmes. 

De acordo com o portal, a modalidade promove a definição do corpo, diminuição da massa de gordura e aumento dos músculos. Para pessoas mais velhas, o exercício leva à tonificação do tecido e, portanto, pode auxiliar no rejuvenescimento da pele. 

Melhora na postura corporal

Indivíduos com sobrepeso são predispostos a desenvolver problemas na coluna, pois a região é responsável por sustentar todo o corpo. Ter uma boa postura pode ajudar a diminuir quaisquer problemas de dores na região lombar. 

Segundo o portal, a prática fortalece a musculatura que sustenta a coluna, o que, por sua vez, promove uma melhora na postura, tornando-a mais firme para realizar as atividades do dia a dia. 

Fortalece os ossos 

Assim como ocorre com a coluna, os ossos também podem sofrer com o excesso de peso. A musculação auxilia nesse processo, pois os músculos atuam como uma espécie de “colete” para o esqueleto. Sendo assim, tê-los mais fortes pode proteger a região óssea e minimizar chances de fratura. 

Como começar 

Quem deseja utilizar a musculação como aliada no processo de emagrecimento deve buscar primeiramente por orientação médica, principalmente se tiver histórico de doença cardiovascular. Dessa forma, o profissional poderá avaliar o quadro do paciente, informar se a atividade é a mais indicada e, se sim, qual a intensidade que deve ser utilizada nos treinos. 

Além da orientação médica, também é preciso buscar por apoio de profissionais da área de educação física para realizar uma avaliação sobre a atual situação corporal e também verificar os níveis de força e capacidade nos exercícios.  O chamado personal training também é responsável por indicar os treinos que poderão ser realizados para alcançar o objetivo do emagrecimento. O acompanhamento desse profissional é essencial, principalmente nos primeiros treinos, em que é necessário realizar uma explicação sobre os aparelhos e movimentos para diminuir o risco de lesões.

Posso ajudar?