Olympikus revitaliza tradicional pista de corrida Ramiro Souto e deixa legado para comunidade porto-alegrense

Marca adota um dos principais pontos de corrida da comunidade de corrida da cidade e incentiva a prática esportiva, em ambiente democrático e disponível a todos

Olympikus, é a responsável pela revitalização da tradicional Pista de Atletismo Ramiro Souto, localizada no Parque da Redenção em Porto Alegre, RS. A marca, que faz parte do portfólio da Vulcabras – sportech 100% brasileira que une tecnologia e inovação para levar o melhor da performance esportiva para os atletas – reforça seu compromisso de democratizar o acesso à performance esportiva. Fundada no Rio Grande do Sul, na cidade de Parobé, há 70 km da capital gaúcha, a Olympikus é hoje a maior marca de calçados esportivos brasileira e, em 2023, teve o produto mais usado no aplicativo Strava pelos corredores brasileiros, o Corre 3.  

“Temos o esporte em nosso DNA. Eu mesmo treinei nesta pista durante a minha adolescência. Apoiamos o esporte no Brasil, com patrocínios, eventos proprietários, fomento ao esporte e apoio a projetos sociais esportivos. Agora, deixamos um legado para a comunidade corredora da cidade. A Ramiro Souto é uma das melhores pistas de atletismo do País, além de reunir a maior comunidade de corrida da capital gaúcha. Esperamos que, com a sua revitalização, tanto as antigas quanto as novas gerações se sintam seguras e motivadas a praticar esporte”, declara Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras.

Para o projeto, a Olympikus realizou um processo de inovação aberta, convidando para co-criação a comunidade corredora, grupos de interesse da pista e representantes da marca. Toda equipe envolvida na revitalização tem a corrida como prática esportiva, como o arquiteto Mario Guidoux, da 0E1 Arquitetos, e os responsáveis pela execução da obra. Pessoas que tem o projeto como algo além da revitalização, mas também como um compromisso com a comunidade e uma realização pessoal. 

“Buscamos as melhores diretrizes para deixar o espaço mais interessante, mas ao mesmo tempo, manter as características originais do espaço. Essa pista de atletismo existe há quase 100 anos. É uma das primeiras do Rio Grande do Sul e é muito utilizada por atletas, inclusive por mim, que sou maratonista e corro há 10 anos no local. Melhoramos a drenagem da água, acrescentamos mais carvão, um material muito tradicional nas pistas de atletismo na primeira metade do século XX e muito adorado por quem treina na pista, e criamos um espaço urbano com materiais resistentes que não demandam muita manutenção. Para nós foi uma honra fazer parte dessa história.” conta Mario Guidox, arquiteto responsável pelo projeto na 0E1 Arquitetos.

Dentre as melhorias estão o nivelamento do piso, adição de novas camadas de carvão e melhoria na drenagem, novas sinalizações de indicação das distâncias no percurso e a revitalização da pista de salto em distância. Além disso, o espaço recebeu a implementação de bebedouros, barras altas e baixas para treinos, base para abdominais, pódio centralizado e voltado para os dois lados da pista, blocos pré-moldados vazados de concreto como bancos, floreiras, nichos para guardar volumes e ganchos para mochilas e roupas.

Para todos – A marca conversou com o Projeto Sexto Sentido, um grupo de corrida de pessoas com deficiência visual e frequentadoras da pista, e implementou um calçamento com piso tátil para um dos acessos, trazendo mais autonomia para essa comunidade. Além disso, um dos portões foi trocado para as medidas de 120cm, respeitando a NBR 9050, e trazendo acessibilidade para atletas cadeirantes.

“Para a Olympikus é um orgulho enorme fazer parte de um lugar que representa tanto na trajetória de muitos corredores. Recuperar a Pista Ramiro Souto é fazer parte dessa história e materializar a importância que a comunidade corredora de Porto Alegre tem para a marca.”, complementa Márcio Callage, diretor de marketing da Olympikus.

Sobre a pista – Localizada no Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção, a pista ocupa uma área de 14.000m² e possui 400m, tamanho oficial de uma pista de atletismo, podendo ser utilizada para competições oficiais. Diariamente, recebe centenas de pessoas e contou com melhorias e implementações em todo o espaço. A partir de agora, o Parque Ramiro Souto volta ao seu horário de funcionamento habitual, aberto 24 horas por dia.

Para celebrar a reinauguração, que aconteceu nesta quarta-feira (27), com a presença de cerca de 200 pessoas, a marca preparou uma manhã especial a partir das 6h, quando uma simbólica cerimônia de abertura contou com a presença de Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras, Márcio Callage, CMO da Vulcabras, Sebastião Melo, atual prefeito de Porto Alegre, Débora Garcia, secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude e o embaixador da Olympikus, Vanderlei Cordeiro de Lima, que convidou todos os presentes para um aquecimento em grupo e a 1ª volta na pista.

“A prefeitura, e principalmente a Olympikus, estão de parabéns pela iniciativa de revitalizar a pista mais popular da cidade! A pista da Redenção é um patrimônio dos corredores e da população de Porto Alegre, e merecia esse carinho. Um dia histórico para todos”, comenta Jeferson Dias, atleta e treinador da MXP TREINAMENTO, uma das assessorias de corrida que contribuiu com o projeto.

A revitalização da Pista Ramiro Souto conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, da Secretaria Municipal de Parcerias e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Olympikus, acesse: @olympikus, nas redes sociais.

Posso ajudar?