A Universidade Santo Amaro (Unisa),uma das principais faculdades médicas do país, por meio do programa de extensão do curso de Medicina, desenvolveu inciativa voltada à saúde e ao bem-estar de esportistas. O projeto atenderá a três ONGs (Organizações Não Governamentais), sendo duas na Zona Sul da Capital: a Associação Esportiva Talentos do Capão e o Instituto Primeiro Serviço; e, uma na Zona Oeste, Osasco, o Programa de Esporte e Cultura Produto da Vila.
Coordenada pelo doutor João Alberto Yazigi Junior, médico e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), a ação realizará avaliações dos atletas em diversas modalidades, como futebol, natação, tênis de campo e triathlon. “O nosso objetivo é diagnosticar, prevenir e orientar os desportistas sobre as diversas lesões relacionadas aos esportes”, esclarece o médico e ortopedista, João Alberto.
Ainda segundo o doutor João, o projeto idealizado por ele e pelo titular da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Unisa, o doutor Fábio Anauate Nicolao, atualmente conta com a participação de dez alunos do curso de Medicina da faculdade e a perspectiva para o próximo ano é incorporar mais alunos com o crescimento do projeto. Professores e alunos estruturaram o programa em etapas; na primeira, será aplicado um questionário de qualidade de vida aos atletas.
A partir dessas informações serão avaliadas as condições físicas de cada um deles e será elaborado um plano de ação para o tratamento e prevenção das lesões ortopédicas. “Nossa equipe de Ortopedia da Unisa é composta por médicos das diversas subespecialidades ortopédicas e altamente especializados que nos ajudarão na condução desses atletas”, comenta o doutor Fábio.
A iniciativa, que teve início neste semestre, terá continuidade para o próximo ano e, também, incluirá projetos de pesquisa que serão desenvolvidos pelos alunos do curso de Medicina. Ao todo, o projeto atenderá 300 atletas, na faixa etária de 6 a 30 anos, que possuem diversos níveis de competitividade.
O programa Saúde e Bem-estar do Atleta faz parte do programa de responsabilidade da Unisa, cujo propósito é transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Para isso, a Universidade investe continuamente em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Ao todo são realizados, por ano, mais de 500 mil atendimentos à comunidade.
Você pode gostar
Histórica, Rio do Rastro Marathon Caixa 2025 tem programação aberta ao público neste fim de semana
Com percurso no Aterro do Flamengo, New Balance 15K Rio de Janeiro abre inscrições
Centauro Desbrava retorna a Salvador em nova etapa de corrida de rua
Rio do Rastro Marathon 2025 testa resistência de 2 mil atletas em corridas neste fim de semana
Cross Urbano CAIXA 2025 percorre o Brasil em sete etapas