Unisa promove ação de saúde e bem-estar para atletas

A Universidade levará o projeto Saúde e Bem-estar do Atletas para três entidades sociais: a Associação Esportiva Talentos do Capão, o Instituto Primeiro Serviço e o Programa de Esporte e Cultura Produto da Vila

Universidade Santo Amaro (Unisa),uma das principais faculdades médicas do país, por meio do programa de extensão do curso de Medicina, desenvolveu inciativa voltada à saúde e ao bem-estar de esportistas. O projeto atenderá a três ONGs (Organizações Não Governamentais), sendo duas na Zona Sul da Capital: a Associação Esportiva Talentos do Capão e o Instituto Primeiro Serviço; e, uma na Zona Oeste, Osasco, o Programa de Esporte e Cultura Produto da Vila.

Coordenada pelo doutor João Alberto Yazigi Junior, médico e professor do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa), a ação realizará avaliações dos atletas em diversas modalidades, como futebol, natação, tênis de campo e triathlon. “O nosso objetivo é diagnosticar, prevenir e orientar os desportistas sobre as diversas lesões relacionadas aos esportes”, esclarece o médico e ortopedista, João Alberto.

Ainda segundo o doutor João, o projeto idealizado por ele e pelo titular da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da Unisa, o doutor Fábio Anauate Nicolao, atualmente conta com a participação de dez alunos do curso de Medicina da faculdade e a perspectiva para o próximo ano é incorporar mais alunos com o crescimento do projeto. Professores e alunos estruturaram o programa em etapas; na primeira, será aplicado um questionário de qualidade de vida aos atletas.

A partir dessas informações serão avaliadas as condições físicas de cada um deles e será elaborado um plano de ação para o tratamento e prevenção das lesões ortopédicas. “Nossa equipe de Ortopedia da Unisa é composta por médicos das diversas subespecialidades ortopédicas e altamente especializados que nos ajudarão na condução desses atletas”, comenta o doutor Fábio.

A iniciativa, que teve início neste semestre, terá continuidade para o próximo ano e, também, incluirá projetos de pesquisa que serão desenvolvidos pelos alunos do curso de Medicina. Ao todo, o projeto atenderá 300 atletas, na faixa etária de 6 a 30 anos, que possuem diversos níveis de competitividade.

O programa Saúde e Bem-estar do Atleta faz parte do programa de responsabilidade da Unisa, cujo propósito é transformar e contribuir para uma sociedade justa, igualitária e sustentável. Para isso, a Universidade investe continuamente em pesquisas e projetos de responsabilidade social. Ao todo são realizados, por ano, mais de 500 mil atendimentos à comunidade.

Posso ajudar?