Síndrome de Burnout: Especialista dá dicas para prevenir em motoristas de frotas

Recentemente reconhecida como doença ocupacional a síndrome do esgotamento profissional, conhecida como síndrome de Burnout, tem como principal causa o esgotamento emocional, físico e mental, resultantes de condições que causam tensão, estresse, competitividade, entre outros cenários corporativos. Para os profissionais que trabalham ao volante, como motoristas de frotas, caminhões, aplicativos de transporte, entre outros, a condição pode causar acidentes graves e resultar em prejuízos humanos e de capital para os envolvidos.  No entanto, é possível tratar o burnout e seus sintomas e adotar medidas preventivas para evitar ocorrências dentro da frota.

A Younder, EdTech especializada em treinamentos e capacitações, traz 5 dicas para prevenir que a síndrome acometa motoristas de frota:

Invista em descanso e interação

Pode parecer óbvio, mas como se diz, o óbvio sempre precisa ser dito. Criar momentos de interação para os colaboradores, principalmente para aqueles que estão em contato direto com situações de estresse, é fundamental. Motoristas e condutores que passam dias viajando ou trabalham no trânsito conturbado das grandes cidades precisam de momentos de escape. É possível oferecer desde treinamentos com gamificação, salas de descanso, salões de jogos ou até um café da manhã ou almoço especiais. O importante é que haja esse investimento, pois os riscos da síndrome de burnout são altos: para motoristas, pode resultar inclusive em acidentes graves por cansaço na direção. 

Reconhecimento

Reconhecer o trabalho dos funcionários é fundamental, e isso pode ser feito de diversas maneiras. Um dia de folga, bônus, jantares pagos, aumento de salário, e até mesmo apenas um bom feedback no privado ou em público são interessantes para demonstrar ao profissional que ele vai bem. A empresa que demonstra ao colaborador o quão bem pensa sobre o trabalho dele incentiva o engajamento e a motivação da equipe. Para isso, também servem os planos de carreira.

Crie planos de carreira

É fundamental que o RH construa planos de carreira bem estruturados e com objetivos claros para que os colaboradores possam se sentir representados. Os planos de carreira são caminhos que os profissionais irão trilhar dentro da empresa para crescer e se destacar. Envolvem metas, ações para destaque e outras atitudes que levam ao crescimento na hierarquia. O plano de carreira deve ser bem explicado aos colaboradores, pois eles devem saber como contribuir para o seu próprio crescimento na empresa. Assim, terão perspectiva de futuro e melhoria.

Um bom clima opera milagres

Além de uma boa estrutura física, a empresa também deve ter um bom clima organizacional, que se trata da percepção da companhia pelos próprios funcionários; suas necessidades, quais obstáculos e preocupações encontram e qual é a avaliação deles sobre o ambiente de trabalho. É recomendado que a empresa incentive a interação, o bom relacionamento entre os colaboradores e com a liderança, que crie momentos dinâmicos, de comunicação e, também, cuide da saúde dos seus colaboradores. Disponibilizar ajuda psicológica de tempos em tempos é sempre importante.

Norma existem para serem cumpridas

Siga as normas de segurança e saúde do trabalho – Cumprir normas da medicina e da segurança do trabalho é uma exigência para as empresas. Não há garantia de um ambiente de trabalho saudável sem essas normas.

Posso ajudar?