Estão abertas as inscrições para que atletas do Brasil e do exterior possam participar da maior corrida de revezamento da América Latina. Nesta semana o Revezamento Volta à Ilha inicia o período de inscrição para o sorteio de vagas para equipes. A corrida de 140 km que contorna a Ilha de Florianópolis está confirmada para o dia 27 de abril de 2024.
Esta é a segunda etapa de registro das equipes participantes. A primeira foi dirigida para os grupos que têm vaga garantida, pela sequência de participações em edições anteriores ou conquistada em outros eventos da Eco Running. A partir de agora, as equipes que querem participar da corrida de revezamento têm até o dia 4 de dezembro para fazerem a inscrição ao sorteio de vagas remanescentes. O sorteio e a divulgação das equipes contempladas será no dia 6 de dezembro.
Pelo desafio de correr 140 km em grupo e também pelas paisagens dos percursos por matas, praias e outras belezas de Florianópolis, o Revezamento Volta à Ilha se tornou uma das corridas mais desejadas do Brasil nos últimos anos. Já foram realizadas 26 edições e, a cada uma delas, aumenta a procura dos atletas que querem conhecer os cantos e encantos da Ilha da Magia por meio da corrida em equipe.
“O Revezamento Volta à Ilha foi criado em 1996 e conquistou o carinho e a preferência de atletas de todo o Brasil. Nos anos mais recentes da história do evento criamos o sorteio de vagas para poder atender a grande procura, sem deixar de lado as equipes que estão conosco há anos e, por isso, têm a preferência da inscrição. Nesta 27ª edição, em 27 de abril de 2024, vamos reencontrar alguns dos amigos que fizemos ao longo das últimas décadas e também conectar o evento a novos atletas”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running.
O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis. As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade variados.
As equipes são divididas em 10 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45 e Veterana 60. As duplas são divididas em três: Masculina, Feminina e Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus. No dia 6 de dezembro, as vagas remanescentes de cada uma dessas categorias serão sorteadas. Por isso, ao fazer o pedido de inscrição ao sorteio, o representante de equipe deve verificar não apenas a categoria mais apropriada, mas também a que tem vagas disponíveis. As informações sobre inscrições e a lista de equipes inscritas estão no site da Eco Running.
Para a 27ª edição, o Revezamento Volta à Ilha tem alguns ajustes na parte técnica. Entre eles estão a obrigatoriedade de quatro mulheres nas equipes mistas. Outra novidade é a mudança no percurso da seção 7, entre Cachoeira do Bom Jesus e Praia Brava, que será todo em praia ou trilha, sem trechos em asfalto, conectando ainda mais a prova com as belezas de Florianópolis.
Novidades para a 27ª edição
O Revezamento Volta à Ilha adotou nova identidade para a edição de 2024. A nova marca da maior corrida de revezamento em extensão da América Latina e uma das provas mais desejadas do Brasil acompanha a novidade no nome da empresa organizadora, agora Eco Running, unificando também outros dois grandes eventos da marca, o Desafrio Urubici e Revezamento São Francisco do Sul.
Para a edição de 2024 do Volta à Ilha, a Eco Running estimula a participação de atletas PCD. O projeto Empreste um Sentido foi criado para que corredores sejam atletas-guia para que pessoas cegas ou com baixa visão marquem presença com suas próprias equipes no evento esportivo em 27 de abril. Esta é apenas uma das novidades entre as experiências para a 27ª da corrida de revezamento.
“Em paralelo ao período de inscrições das equipes, trabalhamos na criação de ativações inovadoras, sem perder a essência do evento, para marcar esta nova fase do Revezamento Volta à Ilha. Ações que vão além de propiciar condições ao esforço, superação e espírito de união dos atletas no dia da prova”, aponta Rodrigo Lamin, diretor de Inovação e Mercado da Eco Running.
Sobre a Eco Running
A Eco Floripa Eventos Esportivos nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 28 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. Em 2023, a empresa passa a se chamar Eco Running.



Você pode gostar
Histórica, Rio do Rastro Marathon Caixa 2025 tem programação aberta ao público neste fim de semana
Com percurso no Aterro do Flamengo, New Balance 15K Rio de Janeiro abre inscrições
Centauro Desbrava retorna a Salvador em nova etapa de corrida de rua
Rio do Rastro Marathon 2025 testa resistência de 2 mil atletas em corridas neste fim de semana
Cross Urbano CAIXA 2025 percorre o Brasil em sete etapas