Resoluções de Ano Novo: saiba como transformar as metas fitness em realidade

Janeiro chegou e é hora de atualizar a lista de metas para 2023. A questão é: como tornar as resoluções em algo realmente concreto?

Segundo Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, “as metas de atividade física costumam ser uma das principais resoluções feitas todos os anos. São elas: perda de peso, abandono do sedentarismo, completar uma determinada prova ou investir em alimentação saudável. Mas infelizmente esses desejos, por mais simples que possam parecer, são as tarefas mais difíceis de manter durante o decorrer do ano”.

Para dar aquela força e ajudar a cumprir cada item da lista de resoluções, Eduardo preparou quatro dicas primordiais relacionadas aos hábitos da atividade física. Vem ver:

1)     Concentre-se no processo: o foco deve ser no processo e não apenas no resultado. No caso de quem deseja perder peso, trata-se de uma meta de resultado, enquanto diminuir a ingestão de calorias, frequentar a academia ou caminhar por 20 minutos todos os dias são metas do processo que vão contribuir no objetivo final.

As metas de processo proporcionam a sensação de controle e poder no momento presente; enquanto as metas de resultado estão muito além do nosso controle total. “Afinal, podemos realmente controlar o quanto de peso iremos perder? Além disso, as metas de resultados são tão voltadas para o futuro que nem sempre parecem reais ou tangíveis”, esclarece Netto. 

2)     Criar metas mensuráveis, realistas e de preferência em curto prazo que possam contribuir para metas em longo prazo: um erro comum na definição das metas é estipular prazos muito amplos.  Algo muito comum como “entrar em forma”, por exemplo, requer definir uma combinação de resoluções – algumas que se concentram em um período mais curto, como um mês, e outras com prazos mais longos, como um ano inteiro – geralmente melhora mais o desempenho do que apenas confiar em um tipo de meta. Objetivos específicos fornecem um caminho, estreitando seu foco apenas nas coisas mais importantes. 

3)     Escolha algo que lhe dê prazer: permita-se experimentar algo novo e encontrar o que você gosta. O melhor exercício não é o mais eficiente, mas sim, aquele que consiga repetir de maneira sistemática, pois essa é a única forma de alcançar os resultados desejados. “Não faça o tipo de exercício que você pensa ser ideal, ou que os outros pensam que você precisa fazer, faça o exercício que você quer fazer e continuará fazendo. Não há nenhum benefício do exercício se não o fizer. Qualquer tipo de atividade é melhor do que não se exercitar”, pontua Eduardo.  

4)     Esteja preparado para possíveis barreiras e dificuldades: tenha sempre que possível um suporte para quando falhar (isso vai acontecer, faz parte do processo e é algo normal). Sempre acontece algo inesperado que pode alterar o plano e desviar um pouco de onde queremos chegar. É importante ter consciência disso, permitir e aceitar esses transtornos como parte do caminho e deixar a vida fluir na direção certa. A dica é: mantenha-se firme e o seu processo será concluído com sucesso.

Posso ajudar?