Foi publicado pela Semel e a Federação Alagoana de Atletismo o Regulamento e o Ranking Alagoano de Corredores de Rua de Alagoas atualizados.
Confira o Ranking:
Ranking
Regulamento:
RANKING ALAGOANO DE CORREDORES RUA DOS OBJETIVOS
Art. 1º – O Ranking Alagoano de Corredores de Rua tem como objetivo precípuo a difusão dessa forma de manifestação atlética e premiar os melhores atletas alagoanos de corridas de rua pela faixa etária de idade e os melhores atletas alagoanos pela classificação geral nos naipes masculino e feminino conforme diretrizes deste ranking.
DAS PROVAS
Art. 2º – O Ranking Alagoano de Corredores de Rua será aberto apenas para as provas em território Alagoano com PERMISSÃO da Federação Alagoana de Atletismo e que atendam os seguintes requisitos: 1 – Os percursos deverão ter distâncias entre 5000 metros e Maratona. (42,197km); 2 – A(s) Provas deverão realizar premiações e a inclusão de faixa etárias de 5(cinco) em 5(cinco) anos de idade conforme abaixo alem da premiação da GERAL. Faixa Etária Masculino e Feminino 14-19 anos* 35-39 anos 60-64 anos 20-24 anos 40-44 anos 65-69 anos 25-29 anos 50-54 anos 70-74 anos 30-34 anos 55-59 anos 75-80 anos
A idade mínima para provas de 5km permitida pela norma 7 CBAt é 14 anos;
A idade será calculada pelo ano de nascimento. (CBAt)
A idade mínima para as distâncias superiores a 5000metros deverão seguir a normatização de corridas de rua da CBAt. Paragrafo Único – Poderão homologar pontuação no Ranking de Corredores de Rua de Alagoas provas em características de Circuito de Etapas, mesmo sem a premiação final de cada etapa, desde que tenha no mínimo 03(três) etapas por ano e atenda os demais requisitos, deste regulamento. Parágrafo Único – Para eventos com faixa etária específicas descriminada como: 60 anos acima masculino e 60 anos acima feminino será considerada as idades da faixa correta direcionando os pontos de acordo com a idade e deverão ser informadas pelo empresa e/ou entidade organizadora ao departamento técnico de corridas de rua da FAAt. Parágrafo Único – Caso o evento não atenda o item Artigo 2º deste regulamento no requisito faixa etárias com exceção da 60 anos acima a pontuação não poderá ser homologada.
Art. 3º – Contarão pontos para o Ranking Alagoano de Corredores de Rua os atletas que se classificarem até o terceiro lugar nos eventos constantes no art 2º deste regulamento. Parágrafo Único – Para os atletas classificados como Faixa Etária com algum atleta que não seja Alagoano, conforme este regulamento, será reformulado a faixa ate que seja completada a pontuação no Ranking entre Alagoanos(Art 12º) Parágrafo Único – Para os atletas classificados como GERAL nas provas rankeadas, será realizado um ranking EXCLUSIVO para os Campeões Gerais no masculino e no feminino para os atletas classificados até a 3ª lugares. Parágrafo Único – Para as provas em que o podium da Classificação geral não seja contemplados Alagoanos de acordo com este regulamento, não será reclassificados para atende-los, ou seja, atletas classificados em 4º lugares em diante não serão incluídos na GERAL mesmo que não haja Alagoanos, seguindo a pontuação da classificação do atleta. 3. 1 – Serão pontuados apenas atletas filiados a CBAt como Corredores de Rua. 3.1.1 – Prazo de filiação será até 30 de junho de 2016. (Gratuito na FAAt, estádio Rei Pelé)
DA CLASSIFICAÇÃO
Art. 4º – Aos três primeiros colocados de cada faixa etária e da classificação geral nas provas ranqueadas, serão atribuídos pontos em conformidade com a tabela abaixo.
Provas superiores a Meia Maratona e inferior a Maratonas serão considerados pontos para Meia Maratonas.
Não serão pontuadas provas com distâncias superiores a Maratonas;
Não serão pontuadas provas que utilizarem de cronometragem manual;
Não haverá premiação dupla para o Ranking Alagoano de Corredores de Rua.
Art. 5º- Após a última prova serão proclamados os campeões do Ranking Alagoano de Corredores de Rua, que somarem o maior número de pontos.
Parágrafo único – No caso de empate na contagem final de pontos, será considerado vencedor o atleta que obteve o maior número de primeiros lugares. Permanecendo o empate, o que obteve o maior número de segundos lugares, e assim sucessivamente. Caso persiste o empate será desempatado pelo melhor resultado na última etapa.
Art. 6º – Qualquer atleta que tenha pontuado para o Ranking Alagoano de Corredores de Rua que obtenha resultado positivo em controle de dopagem será imediatamente excluído da classificação, após o anúncio público de tal resultado e não fará jus a qualquer tipo de premiação do Ranking.
Art. 7º – Qualquer atleta que tenha pontuado para o Ranking Alagoano de Corredores de Rua e que confirmado fraude de sua participação, usando algum artifício para burlar o regulamento do evento ou do Ranking Alagoano de Corredores de Rua será imediatamente excluído da classificação, após o anúncio público de tal resultado e não fará jus a qualquer tipo de premiação do Ranking e estará sujeito a penalidades para tal fim. Parágrafo único – No caso de fraude no item acima o organizador do evento deverá informar o Departamento Técnico de Corrida de Rua Federação Alagoano de Atletismo através de oficio solicitando a punição do atleta no Ranking.
DA PREMIAÇÃO
Art. 8º – A premiação Ranking Alagoano de Corredores de Rua das provas válidas será anunciada pela Federação Alagoana de Atletismo e através de seus parceiros.
Art. 9º – Os três primeiros colocados, na classificação final do Ranking Alagoano de Corredores de Rua, receberão a seguinte premiação:
DA ORGANIZAÇÃO
Art. 10º – Os regulamentos específicos das provas válidas no Ranking Alagoano de Corredores de Rua e serão divulgados pelos seus respectivos organizadores.
Art. 11º – A responsabilidade pela elaboração e controle do Ranking Alagoano de Corredores de Rua é da Federação Alagoana de Atletismo.
Art. 12º – Os resultados publicados das provas válidas no Ranking Alagoano de Corredores de Rua é de inteira responsabilidade do organizador, cabendo a Federação homologar ou não a pontuação.
Art. 13º – Só poderão pontuar no Ranking Alagoano de Corredores de Rua atletas residentes no estado de Alagoas com no mínimo 01 (um ano de residência comprovada) e ter participado de pelo menos 4 provas em 2015.
Art. 14º – A partir da primeira listagem de rankeados as instituições organizadoras e/ou empresas poderão utilizar deste ranking para balizar suas largadas de elite em seus eventos, caso o mesmo tenha optado em fazer largada diferenciada.
Art. 15º – Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento Técnico de Corrida de Rua Federação Alagoano de Atletismo.
Você pode gostar
Abertas inscrições para Corrida 7k da Riviera
29ª Maratona Internacional de São Paulo terá destaques do exterior
Inscrições esportivas devem crescer 26% em 2025
Desafio Clube Um Atleta: Alcance Sua Meta e Concorra a Prêmios!
Eco Run conta com etapa especial no Rio de Janeiro, assinada pela TotalEnergies