Etapa Maratona do Rally dos Sertões 2023 termina com Rodrigo Varela e Matheus Mazzei na liderança na geral dos UTVs. Com a segunda colocação conquistada nesta quarta etapa, a dupla apoiada pela Can-Am – e vencedora da edição 2022 da competição – sobe ao degrau máximo, e com grandes chances de levarem novamente o título.
Outras duas duplas apoiadas pela marca canadense também figuram entre os Top 5 na geral: Deni Nascimento e Gunnar Dums na segunda posição e Deninho Casarini e Ivo Mayer na quarta. Destaques também na etapa de hoje foram Nelsinho Piquet e seu navegador Cesar Peduti, que fecharam o dia na primeira colocação da categoria UTV3, e Helena Deyama com sua parceira Cris Starling na quarta posição na mesma categoria.
Oriundo da Stock Car, o estreante Felipe Fraga e seu navegador Gabriel Dall Agnol também marcaram forte presença fechando a etapa de hoje em quarto lugar na categoria UTV2 e em décimo-primeiro na geral. Na soma de todas as etapas ocupa a sexta colocação na UTV2. Fato é que a disputa está acirrada, com alternância de colocações a cada dia.
A fase mais dramática do Rally dos Sertões é sem dúvida a Maratona porque pilotos e navegadores não podem contar com suas equipes para as habituais manutenções nos UTVs no encerramento de cada dia. Iniciada ontem, 14 de agosto, contou com duas pernas: de Petrolina (PE) a Xique-Xique (BA), e de volta a Petrolina, num total de 729 quilômetros cronometrados de muita areia, tipo de piso que segura os veículos bem mais do que a terra batida ou a piçarra.
O que dizem os pilotos…
Rodrigo Varela
“Sertões está surpreendendo pelo percurso duríssimo, mas estamos, eu e meu navegador Matheus Mazzei, nos saindo muito bem. E também a Can-Am com as excelentes colocações no Top 5. Hoje, como nos outros dias, fizemos uma prova excelente, o que tem nos permitido conquistar a cada dia boas colocações, ajudando a nos manter no topo. Nós e nosso Maverick X3 saímos muito bem da Maratona. Mas ainda temos 4 dias pela frente, de especiais longas e difíceis, mas estamos preparados e vamos em busca de mais um título”.
Deni Nascimento
“Mesmo com muita dor na costela pelo incidente que tive antes do início do Sertões, fui para a prova muito focado. O carro estava perfeito, mesmo sem a revisão costumeira por conta das regras da Maratona, e pudemos imprimir um ritmo bem legal. Como conseguimos melhorar nosso tempo sobre as outras equipes que estavam na frente, seguramos um pouco. Porém, quando chegou no areião, mudou a temperatura e fiquei tenso com a correia que começou a esquentar e os pneus que não eram o mais apropriados para o terreno. Também perdemos um tempo precioso ao parar para socorrer um amigo que ficou sem combustível faltando 600 metros. Comprometeu nosso resultado no dia de hoje e acabamos perdendo a ponta para o Rodrigo e o Matheus. Mas o rali é longo e nos próximos dias teremos trechos mais travados, de pedra, o que considero que favoreça mais o conjunto que temos. E vamos para cima porque nosso Maverick X3 está perfeito”.
Felipe Fraga
“Hoje foi muito bom. Larguei em quinto e passei o Deni Nascimento, um dos grandes ídolos do rali. Segui acelerando muito até que quebrou uma correia e perdi todo o tempo que havia ganho. Mas cheguei em décimo-quinto e escalei posições preciosas na geral. O Maverick X3 está inteiro, mas agora podemos dar uma geral com os mecânicos e melhorar ainda mais. Amanhã recomeçar. Penso que um décimo-primeiro lugar no meu primeiro rali é para comemorar e seguir acelerando para subir mais posições”.
Resultados extraoficiais UTV – Geral
1. R. Varela/M. Mazzei – Can-Am – 17h45m02s
2. D. Nascimento/G. Dums – Can-Am – a 02min38s
3. G. Cestari/J. Ardigo – Polaris – a 10m10s
4. D. Casarini/I. Mayer – Can-Am – a 12m13s 5. P. Dowell/W. Rezende – Polaris – a 16m15s

Você pode gostar
Histórica, Rio do Rastro Marathon Caixa 2025 tem programação aberta ao público neste fim de semana
Com percurso no Aterro do Flamengo, New Balance 15K Rio de Janeiro abre inscrições
Centauro Desbrava retorna a Salvador em nova etapa de corrida de rua
Rio do Rastro Marathon 2025 testa resistência de 2 mil atletas em corridas neste fim de semana
Cross Urbano CAIXA 2025 percorre o Brasil em sete etapas