Pressa é inimiga dos resultados no Projeto Verão

Especialistas apontam para os prejuízos e riscos de movimentos drásticos nos programas de treino e alimentação

Com pouco mais de um mês para a chegada da estação mais quente do ano, será que ainda dá tempo de conseguir resultados significativos no famoso ‘Projeto Verão’? De acordo com os especialistas, a resposta é sim e o segredo está na combinação de treinos na intensidade correta com uma reeducação alimentar consciente.

Habituado com o aumento do movimento nas academias nesta época do ano, o treinador da Smart Fit Bruno Silva explica que os melhores resultados são alcançados pelos alunos que não confundem pressa com dedicação.

“Não adianta realizar treinos muito intensos achando que os resultados vão vir mais rápido.  Se o corpo não estiver preparado, essa postura irá não só prejudicar os ganhos, como também apresentar um risco de lesão muito grande”, avaliou Silva.

Dentro desse contexto, o treinador explica que, seja para um projeto de 40 dias ou um programa para o ano todo, contar com um profissional capaz de aplicar os preceitos básicos da periodização do treinamento, com base na individualidade do aluno e na sua adaptação aos estímulos, será sempre o melhor caminho.

“Cada princípio aborda temas que direcionam uma periodização mais assertiva, a fim de sempre potencializar os resultados dentro dos objetivos propostos”, afirmou o treinador, apontando questões como sobrecarga adequada, velocidade de progressão de carga e especificidade exigida pelas características do aluno como outras questões fundamentais.

Seguir um plano sustentável no lugar de recorrer a movimentos drásticos também é a receita apontada pelos nutricionistas. Segundo a profissional da Smart Fit Nutri, Yasmin Assad, modificar drasticamente a quantidade de alimentos buscando acelerar o processo é um dos erros mais comuns para quem quer melhorar a saúde e a forma física para o verão.

“As pessoas costumam acreditar que precisam comer menos para perder gordura, o que não é verdade. Para diminuir gordura, é importante comer a quantidade certa de alimentos ricos em fibras, proteínas e minerais”, afirmou Assad, antes de complementar. “Da mesma maneira, para quem quer ganhar massa muscular, o maior erro é acreditar que precisa comer muito mais calorias do que gasta, o que pode levar ao aumento de gordura sem que a pessoa aumente a musculatura de fato”.

Neste sentido, Assad aponta que o foco do programa alimentar de um Projeto Verão deve estar na substituição de alimentos industrializados pelo que chamou de “comida de verdade”, com destaque para verduras (principalmente as verdes escuras, como couve, escarola e espinafre), legumes, frutas, cereais integrais e leguminosas (arroz integral, quinoa, feijão, grão-de-bico, lentilha).

“É importante, claro, não esquecer das proteínas. Então, a alimentação também precisa incluir opções como carne, peixe, frango, ovo e tofu”, finalizou a nutricionista.

Quer chegar mais bem condicionado no verão? Confira abaixo e no link um exemplo de treino prescrito pelo treinador Bruno Silva

Nível: Iniciante
Modalidade: Musculação
Objetivo: Condicionamento Físico
Divisão: A/B Alternado por segmento

Treino A
Aquecimento
Meio burpee – 3x 10 – 1 minuto de pausa
Prancha Minhoca – 3x 10 – 1 minuto de pausa
Polisapato – 3x 10 – 1 minuto de pausa

Parte Principal
Agachamento com carga – 3 x 15 45 segundos de pausa
Flexão de braço – 3 x 15 45 segundos de pausa
Afundo – 3 x 15 45 segundos de pausa
Remada Curvada Fechada – 3 x 15 45 segundos de pausa
Gêmeos em pé – 3 x 15 45 segundos de pausa
Abdominal Remador – 3 x 15 45 segundos de pausa
Desenvolvimento Aberto – 3 x 15 45 segundos de pausa

Volta à Calma
Pose da criança – 3x 20 segundos 45 de pausa
Alongamento de quadríceps – 3x 20 segundos 45 de pausa
Mobilidade de tronco – 3x 20 segundos 45 de pausa

Treino B

Parte Inicial
Agachamento elev braços a frente – 3x 10 – 1 minuto de pausa
Skipping baixo – 3x 10 – 1 minuto de pausa
Polichinelo – 3x 10 – 1 minuto de pausa

Parte Principal
Agachamento sumô – 3 x 15 45 segundos de pausa
Rosca direta com halter – 3 x 15 45 segundos de pausa
Elevação pélvica – 3 x 15 45 segundos de pausa
Tríceps testa – 3 x 15 45 segundos de pausa
Agachamento insistido – 3 x 15 45 segundos de pausa
Elevação frontal – 3 x 15 45 segundos de pausa

Abdominal infra – 3 x 15 45 segundos de pausa

Volta à calma
Alongamento de pescoço – 3x 20 segundos 45 de pausa
Alongamento dinâmico de braços – 3x 20 segundos 45 de pausa
Prancha + mobilidade de quadril – 3x 20 segundos 45 de pausa

Posso ajudar?