Desafio Rota da Baleia 2025 oferece percurso de 80 km com praias e costões intocados no litoral sul de Santa Catarina

Ultra trail em 13 de setembro tem uma das maiores pontuações para a ITRA (International Trail Running Association) na distância em provas realizadas no Brasil

Com inscrições abertas e confirmado para 13 de setembro, o Desafio Rota da Baleia 2025 reúne cenários de tirar o fôlego e, ainda, a grande possibilidade dos atletas avistar baleias-francas nos mares de Laguna, Imbituba e Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina. Os 80 km da prova principal, uma das mais bonitas ultra trails do Brasil, passam por mais de 20 praias e 10 costões, muitos deles ainda intocados. Um desafio que vale a pena também por uma das maiores pontuações para a ITRA (International Trail Running Association – Associação Internacional de Corridas Trail) na distância em provas realizadas em território brasileiro neste ano. 

Os 80 km estão disponíveis nas categorias individual, dupla, quarteto e octeto. Para a pontuação ITRA, a prova solo tem índice de esforço 3 e premia com 400 pontos os atletas que cruzarem a linha de chegada. Já a prova de 42 km, uma das novidades deste ano, tem índice 1 e são 340 pontos aos concluintes. O ranking da ITRA (International Trail Running Association – Associação Internacional de Corridas Trail) reúne quase 2 milhões de corredores em todo o mundo. 

Além das corridas de 80 km, com diferentes modalidades, e de 42 km, também estão disponíveis as distâncias de 21 km e 8 km individuais. A prova de menor distância é outra novidade na edição deste ano, realizada inteira à beira do mar, na praia de Garopaba. As inscrições para todas elas estão abertas e podem ser feitas pela página oficial do evento no site da On Sports, organizadora do Desafio Rota da Baleia 2025. 

O evento esportivo homenageia as principais visitantes das três cidades praianas do Sul de Santa Catarina. Anualmente, as baleias-francas encontram nas águas de Laguna, Imbituba e Garopaba as melhores condições para dar à luz e amamentar seus filhotes. A largada dos 80 km é em Laguna, nos Molhes da Barra, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba, na Praia Central. Enquanto a corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa, também em Imbituba. A linha de chegada, em todas as distâncias, será no Camping Lagoamar, à beira da praia, em Garopaba. 

“O Desafio Rota da Baleia oferece não apenas uma experiência única de conexão com a natureza, mas também é uma prova que destacada no cenário de trail run da América Latina. A alta pontuação ITRA para as distâncias de 80 km e 42 km reforça a credibilidade do evento e, ainda, valoriza o esforço dos atletas que enfrentam esses desafios. É uma oportunidade de correr em cenários deslumbrantes e, ao mesmo tempo, somar pontos significativos no ranking, um diferencial importante para os corredores no universo das corridas de trail”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central. 

As praias do percurso da prova são os principais pontos turísticos das três cidades. Os atletas, ainda, vão passar por locais muito preservados, praticamente sem sinais de intervenção humana. Entre eles estão as praias D’Água e Do Luz, em Imbituba, e grandes costões entre as praias de Garopaba, como Ouvidor, Barra e Vigia. 

Além das 23 praias, os atletas passam por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar, sendo dois deles na Praia do Rosa. Do total de 80 km, apenas 7% são em vias pavimentadas ou asfaltadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas, em trecho com quase 5 km entre as praias de Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes.  A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. 

O Desafio Rota da Baleia tem apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.