Sabemos que a atividade física faz muito bem para o corpo e muitos estudiosos recomenda a mesma também neste tempo de pandemia.
Mas será que a distância recomendada de 1 a 2m para o distanciamento social vale também para uma corrida ou pedalada por exemplo?
Um estudo realizado pela KU Leuven (Bélgica) e TU Eindhoven (Holanda) mostra que essas distâncias precisam ser melhor observadas.
A distância de 1 a 2m parece ser segura quando estamos parados e em um lugar com pouca ventilação, mas quando estiver praticando atividade ao ar livre ou em um local com muita ventilação, essa distância precisa ser aumentada.
Por que? Foram feitas pesquisas em várias direções e viram que quando uma pessoa tosse ou espirra ao correr ou pedalar por exemplo, as partículas ficam para trás e a pessoa que passa logo entrará em contato com elas.
De acordo com os resultados das pesquisas, é aconselhado ao percorrerem em uma mesma direção uma distância de 4 a 5m para corrida, 10m para pedalada leve e 20m para uma pedalada mais rápida.
http://www.urbanphysics.net/Social%20Distancing%20v20_White_Paper.pdf
http://www.urbanphysics.net/COVID19_Aero_Paper.pdf
Você pode gostar
Procura e facilidade de acesso aumentam inscrições para eventos esportivos internacionais
Olympikus e Authentic Feet lançam o Corre 4S, o tênis querido pelos corredores brasileiros, ganha um design exclusivo para inspirar o lifestyle esportivo e corres do dia a dia
Na reta final, 8ª Etapa do Circuito de Rua de Cubatão acontece neste domingo, 27 de outubro
Wickbold apresenta corrida para mulheres em apoio ao Outubro Rosa
Trail Run: O Estilo de Vida que Conquista Atletas Amadores e Profissionais no Brasil