Colocar o corpo em movimento é um dos princípios básicos para quem quer ter um estilo de vida saudável. Há quem fuja das academias e procure exercícios físicos ao ar livre, como é o caso da corrida de rua que hoje já tem milhares de adeptos. Para quem deseja adotar este estilo como atividade física, especialistas afirmam que fortalecer abdome e lombar traz benefícios e evita lesões.
Não importa se a pessoa é iniciante, intermediário ou tem um nível avançado em corridas de rua, o preparo físico e cuidados com áreas específicas do corpo são essenciais. “Existem algumas áreas do corpo que merecem uma atenção maior para quem quer adotar a corrida como exercício físico, são elas: a lombar e do abdome. O fortalecimento da região central do corpo evitará dores e lesões, e dará uma melhor performance em subidas e no que chamamos de intervalo”, ressaltou o coach de corrida da NR Esportes, Nei Robson.
O especialista explica também que o corredor não deve se alongar antes do início do exercício. O alongamento estático deve ocorrer somente após o treino. Aquecer o corpo de forma específica é mais saudável para o corredor
Alguns exercícios podem ajudar o fortalecimento e um melhor preparo físico aos corredores. Anote:
1-Ponte: deitado de costas, com os pés no chão e os joelhos elevados e flexionados a 90°, eleve o quadril de modo que ele fique alinhado com os ombros e os joelhos. Mantenha a posição por 10segundos. Desça e repita 10vezes.
2-Superman: deite-se de barriga para baixo, com os braços posicionados à frente. Levante a cabeça, braço esquerdo e perna direita 15 cm. Conte até 5, volte à posição inicial, troque de lado e repita 10vezes para cada lado.
3-Pêndulo: costas no chão, joelhos elevados e braços para os lados. Gire o tronco lateralmente até que os joelhos quase encostem no chão. Faça de 10 a 12 repetições de cada lado.
4- Prancha com elevação: deitado de barriga para baixo, apoiado nos antebraços, com os cotovelos abaixo da linha dos ombros e tronco alinhado com as pernas, mantenha a posição por 10 segundos, eleve uma das pernas, mantenha por 5 segundos, desca-a e troque de perna. Faça 10 vezes com cada perna.
5 – Prancha lateral: apoie-se de lado sobre o antebraço e a lateral do pé. Afaste o quadril do chão, elevando-o. Mantenha a posição por 20segundos e troque de lado. Faça 10 vezes.
O coach de corrida Nei Robson, faz um alerta para quem pretende iniciar as corridas. “ Além de se preocupar com a preparação física para evitar lesões é necessário também ter cuidados básicos iniciais, como roupas adequadas que devem permitir a ventilação, um bom calçado com amortecedores, fazer um check up cardiológico, ter protetor solar, óculos de sol, viseira ou bonés para se proteger do sol. E o mais importante é contar com orientação de profissionais adequados”, ressalta.
Fonte: eshoje
Você pode gostar
-
Novos heatmaps do Strava promovem mais segurança para quem treina ao anoitecer
-
Transforme seus exercícios em benefícios com o Spoint!
-
Na reta final, 8ª Etapa do Circuito de Rua de Cubatão acontece neste domingo, 27 de outubro
-
Wickbold apresenta corrida para mulheres em apoio ao Outubro Rosa
-
Cinco benefícios da musculação para amantes da corrida de rua ou indoor