O colágeno é um tipo de proteína que está presente em todos os tecidos do corpo, correspondendo a 30% total da proteína corporal. Ele é responsável pela formação de estruturas como pele, articulações, tendões, ossos, cabelos, unhas, vasos sanguíneos e coluna vertebral. São muitos tipos de colágeno e cada um especifico para uma região e função.
A função do colágeno funciona de formas diferentes para cada parte do corpo. Nos ossos, ele funciona como um suporte para a deposição do mineral cálcio. Um exemplo de colágeno especifico é o Artromix da Biosanté, colágeno tipo II para articulações, com vitaminas e minerais para ajudar na saúde dos ossos, como cálcio, vitamina D e magnésio. Tipo ideal para pessoas mais velhas e para quem pratica bastante esportes. Ele pode ser combinado com Biojoint que é um colágeno tipo II em cápsulas combinado com ácido hialurônico.
Nos tecidos moles como a pele, o colágeno forma uma espécie de rede, cuja função é fornecer suporte e nutrientes à epiderme, que é a camada mais externa da pele. Além disso, o colágeno é o responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza da pele. É através do colágeno que os fios de cabelo e as unhas recebem nutrientes para crescerem fortes e saudáveis. Na cartilagem, o colágeno é o principal componente junto com o ácido hialurônico.
Os colágenos mais indicados para as partes moles são Avane Skin e Bioplus. Carro chefe da marca, o Avane age especificamente na pele, cabelos e unhas, e tem a maior concentração de ácido hialurônico do mercado, com uma tecnologia que faz com que o produto aja exatamente onde precisa, suavizando linhas de expressões, rugas, deixando a pele mais viçosa.
Já o Bioplus combina dois tipos de colágenos, é ideal para todo o conjunto de cuidados com a pele e ainda pode substituir uma refeição leve.
A nutricionista Camila, ressalta que a partir dos 25 anos a produção de colágeno endógeno atinge um pico máximo e depois começa a cair de forma gradativa. Essa redução afeta o bom funcionamento das articulações, provoca o envelhecimento da pele e torna os ossos mais frágeis, por isso a importância de começar o uso do produto.
A suplementação de colágeno se mostra uma importante estratégia para repor o colágeno que perdemos ao longo dos anos. Pois através dela nós conseguimos ingerir colágeno numa quantidade adequada, disponível para a utilização pelo corpo, e ainda de forma prática e saborosa! Os suplementos de colágeno fornecem ao organismo a matéria prima para que ele possa produzir fibras de colágeno e ainda, esses mesmos peptídeos sinalizam, ou seja, estimulam as células produtoras de colágeno a produzirem mais colágeno.
Benefícios da suplementação de colágeno
Pele – maior hidratação, elasticidade, redução de rugas e linhas de expressão, aspecto de suavidade.
Cabelos – fortalecimento, fios mais espessos, crescimento mais rápido, redução da queda de cabelo. (Nutrição e hidratação desde a raiz)
Unhas – fortalecimento, aspecto mais uniforme, crescimento mais rápido, redução de unhas quebradas e lascadas. (Nutrição e hidratação desde a raiz)
Celulite e flacidez – mais firmeza, menos flacidez, redução das ondulações na pele, pele com aspecto mais liso.
Articulações – redução da rigidez e dores articulares, maior mobilidade e flexibilidade.
Você pode gostar
-
Especialista destaca atividades físicas que eliminam o estresse rapidamente
-
Bem-Viver: Encontrando Equilíbrio e Excelência no Caminho do Meio
-
Treinar um braço e fortalecer o outro. Pode isso?
-
Como ficar forte depois dos 60
-
Fazer cardio atrapalha ou ajuda no ganho de massa muscular? Descubra o segredo para maximizar seus resultados na academia