A importância do exercício para pessoas com deficiência física: superação dos limites

No mês de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Física, que busca promover a conscientização da população mundial sobre a importância de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, bem como assegurar seus direitos e deveres. E a inclusão dessas pessoas em atividades físicas é um importante aliado nessa causa.

No Brasil, a prática de esportes adaptados para pessoas com deficiência física começou na década de 50, com o basquetebol em cadeira de rodas. Esta modalidade fez com que outras práticas de atividades físicas e esportivas fossem possíveis, abrindo as portas do exercício para este grupo e tornando os benefícios da prática esportiva acessíveis para qualquer indivíduo.

Para o Mestre em Ciências Médicas e Coordenador Técnico da Ayo Fitness Club, Júlio César, a limitação desses indivíduos se torna visível ao passo que a sociedade dita padrões ergonômicos para pessoas “normais”. ’’Isso repercute em todas as áreas como, por exemplo, a dos esportes. A inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas ajuda a combater essas limitações. A busca por inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas motiva a criação de várias modalidades adaptadas para esse público”, comenta.

E os benefícios vão além da saúde física. Fazer um exercício ajuda na inclusão social, melhora da autoestima, desenvolvimento motor, além de proporcionar maior facilidade para tarefas do dia a dia e promover a troca de experiências.

Para Mariana Rodrigues, cadeirante e aluna da Ayo Fitness Club, começar a praticar exercício físico foi um passo importante para cuidar da saúde e do bem-estar. ’’Melhorou minha disposição e minha saúde, além do resultado de definição do meu corpo e manutenção do peso. É uma excelente terapia também, sempre saio melhor do que entrei e nunca há o arrependimento de ter ido’’, comenta Mariana.

De acordo com informações do IBGE, cerca de 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência, o que significa dizer que em torno de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo a percepção dos dados oferecidos então pelo instituto.  ’’É muito importante ter esse incentivo para que pessoas com deficiência começem a cuidar de si, sem se preocupar com limitações impostas pela sociedade. Existem diversos esportes que já tem sua adaptação para atender nossas necessidades’’, finaliza Mariana.

Posso ajudar?