No mês de dezembro é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência Física, que busca promover a conscientização da população mundial sobre a importância de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, bem como assegurar seus direitos e deveres. E a inclusão dessas pessoas em atividades físicas é um importante aliado nessa causa.
No Brasil, a prática de esportes adaptados para pessoas com deficiência física começou na década de 50, com o basquetebol em cadeira de rodas. Esta modalidade fez com que outras práticas de atividades físicas e esportivas fossem possíveis, abrindo as portas do exercício para este grupo e tornando os benefícios da prática esportiva acessíveis para qualquer indivíduo.
Para o Mestre em Ciências Médicas e Coordenador Técnico da Ayo Fitness Club, Júlio César, a limitação desses indivíduos se torna visível ao passo que a sociedade dita padrões ergonômicos para pessoas “normais”. ’’Isso repercute em todas as áreas como, por exemplo, a dos esportes. A inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas ajuda a combater essas limitações. A busca por inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas motiva a criação de várias modalidades adaptadas para esse público”, comenta.
E os benefícios vão além da saúde física. Fazer um exercício ajuda na inclusão social, melhora da autoestima, desenvolvimento motor, além de proporcionar maior facilidade para tarefas do dia a dia e promover a troca de experiências.
Para Mariana Rodrigues, cadeirante e aluna da Ayo Fitness Club, começar a praticar exercício físico foi um passo importante para cuidar da saúde e do bem-estar. ’’Melhorou minha disposição e minha saúde, além do resultado de definição do meu corpo e manutenção do peso. É uma excelente terapia também, sempre saio melhor do que entrei e nunca há o arrependimento de ter ido’’, comenta Mariana.
De acordo com informações do IBGE, cerca de 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência, o que significa dizer que em torno de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, segundo a percepção dos dados oferecidos então pelo instituto. ’’É muito importante ter esse incentivo para que pessoas com deficiência começem a cuidar de si, sem se preocupar com limitações impostas pela sociedade. Existem diversos esportes que já tem sua adaptação para atender nossas necessidades’’, finaliza Mariana.
Você pode gostar
Especialista destaca atividades físicas que eliminam o estresse rapidamente
Bem-Viver: Encontrando Equilíbrio e Excelência no Caminho do Meio
Treinar um braço e fortalecer o outro. Pode isso?
Como ficar forte depois dos 60
Fazer cardio atrapalha ou ajuda no ganho de massa muscular? Descubra o segredo para maximizar seus resultados na academia