Com a chegada das temperaturas mais baixas, muitos corredores se perguntam como se preparar adequadamente para manter o desempenho e evitar desconfortos na hora de correr. De acordo com especialistas, o frio não atrapalha o treino; pelo contrário, pode até melhorar o rendimento, desde que alguns cuidados sejam tomados. O treinador e embaixador da Saucony, Julio Dotti, te conta algumas dicas para melhorar o seu rendimento nas corridas no frio, de forma segura.
Aqueça o corpo
Aquecer é importante para qualquer exercício físico, por preparar o corpo para uma atividade segura e, no frio, não poderia ser diferente. Procure um lugar fechado e priorize mobilidade articular, ou seja, dê foco na rotação de quadril, corridas no lugar, rotação de pernas e joelhos, evitando movimentos estáticos, assim há aumento do fluxo sanguíneo, da temperatura corporal e da pressão arterial local. “Fazer movimentos dinâmicos ajuda a aquecer e preparar o corpo para uma corrida de melhor rendimento, pois quando treinamos, a molécula é quebrada, 30% em energia e os outros 70% em calor, então no frio, é mais fácil de se dissipar, gerando maior frequência cardíaca e maior gasto calórico.”, pontua o treinador Julio Dotti.
Vestuário adequado
O vestuário adequado para treinos no frio, segundo o embaixador da Saucony, são leggings, corta-vento, segunda pele, camisa de manga comprida, gorro, manguitos e um buff para o pescoço. Peças que esquentam seu corpo e que, somadas ao aquecimento e ao treino, vão te auxiliar no rendimento da corrida. “Dê preferência para os itens apropriados para essas atividades e que não vão atrapalhar na hora da corrida. Além disso, escolha peças que sejam de fácil manuseio, para que, conforme seu corpo for aquecendo com os exercícios, você consiga tirá-las e recolocá-las ao final do treino.”, sugere Julio Dotti.
“Para os pés, sempre optar por meias mais grossas que ajudam no aquecimento, mas que não atrapalhem o uso de um bom tênis. Agora falando sobre eles, geralmente os mais estruturados, como o Ride 16 da Saucony, que tem um cabedal mais acolchoado, além de ótimo amortecimento e maciez, são melhores em temperaturas mais baixas”, completa o treinador.
Alimentação e Hidratação
Para completar as dicas, precisamos falar sobre alimentação, pois no frio nossa vasoconstrição aumenta para o sangue passar em menor quantidade e mais quente. Isso faz com que gastemos mais energia e, consequentemente, fiquemos com mais fome. “A dica aqui é abusar de qualquer fonte de carboidrato que aumente o índice glicêmico, para auxiliar no rendimento da corrida”, recomenda Julio Dotti. Mas o mais importante, segundo o treinador, na hora de correr no frio é cuidar da hidratação. Nas épocas mais geladas, tendemos a não beber a quantidade adequada de água. Portanto, fique atento e mantenha o mesmo padrão de hidratação em todos os climas, especialmente no frio.
Seguindo essas orientações, você pode transformar o inverno em uma estação favorável para seus treinos de corrida. Com o preparo adequado, a escolha do vestuário certo, atenção à alimentação e hidratação adequada, o frio pode se tornar um aliado no seu desempenho, proporcionando corridas mais eficientes e confortáveis.
Você pode gostar
Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
Eco Run conta com etapa especial no Rio de Janeiro, assinada pela TotalEnergies
Corredora de Sorocaba inicia trajetória na modalidade por influência da Sorocaba Speed Run Full Life
50 anos, 50 corridas, 50 celebrações: Olympikus desembarca na Paraíba como marca esportiva oficial da Maratona de João Pessoa
Maratona Internacional de Porto Alegre vai ultrapassar os 20 mil atletas em sua histórica 40ª edição