A Nike apresentou o Pegasus em 1982 para ser o calçado de todos os corredores. Ele foi projetado ara representar movimento, rapidez e o fascínio do voo (semelhante ao cavalo alado que inspirou seu nome).
10 CORREDORES DE ELITE DA NIKE QUE TREINAM COM O PEGASUS
• Joan Benoit Samuelson
• Matthew Centrowtiz
• Timothy Cheruiyot
• Amy Cragg
• Lelisa Desisa
• Evan Jager
• Geoffrey Kamworor
• Eliud Kipchoge
• Fé Kipyegon
• Bernard Lagat
Em seus 35 anos de vida, ele passou por grandes mudanças tecnológicas e ajudou no treino de incontáveis corredores do dia-a-dia e até mesmo alguns dos melhores corredores de longa distância do mundo. Porém, ele nem sempre foi a estrela dos tênis de corrida da Nike.
Aqui estão os 10 fatos e inúmeros destaques do calçado:
1. É o tênis de corrida mais vendido da história da Nike.
2. O Presidente e CEO da NIKE, Inc., Mark Parker, fez parte da equipe creditada com a criação do primeiro Peg. Na época, ele era gerente de design avançado de produtos e diretor de conceitos de design e engenharia.
3. O Pegasus foi o primeiro calçado a apresentar uma unidade Air exclusiva para o calcanhar que, segundo um catálogo da Nike de outubro de 1982, “melhora a absorção de impacto em 12% em relação ao EVA, EVA Wedge na tradução original”. Na verdade, foi justamente por essa razão que o calçado foi originalmente chamado de Air Wedge Trainer.
4. Um modelo infantil se tornou parte do catálogo em 1987.
5. O Visible Air foi introduzido no calçado em 1996.
6. O fundador da NIKE, Inc., Phil Knight, pode estar com um Pegasus (preto) agora mesmo. Ele foi flagrado usando o Peg em eventos de gala, apresentações em público e reuniões no Nike’s World Campus em Beaverton, Oregon, nos EUA.
5 EDIÇÕES ESPECIAIS INCRÍVEIS
1988 – Air Pegasus ACG masculino
Com cabedal de couro sintético e a ponta do pé de borracha, os corredores tinham uma alternativa para condições frias e úmidas e para as corridas em terreno off-road.
1991 – Air Pegasus A/T masculino
Fabricado em couro preto e cinza e couro sintético, foi projetado para corridas em todos os tipos de terreno.
1991 – Air Pegasus Racer
Construído na mesma forma que o Air Pegasus, o Racer oferecia ao corredor do dia-a-dia um calçado mais leve para corrida, pesando 7,7 onças (aprox. 220 g) em comparação as cerca de 10 onças (aprox. 280 gramas) do Air Pegasus na época.
2003 – Air Trail Pegasus
Sua sola de textura waffle com tração resistente foi projetada para aderência em condições úmidas. Um cabedal de malha respirável e a parte da frente de borracha oferecem proteção adicional.
2017 – Air Zoom Pegasus Mo Farah
Para celebrar as conquistas de Farah, a Nike personalizou o modelo mais recente de seu tênis de treino favorito com detalhes pessoais, incluindo um esquema de cores vermelho (em homenagem a seu time de futebol favorito), a bandeira do Reino Unido (ele detém o título de Comandante do Império Britânico e foi condecorado pela Rainha Elizabeth II) e toques dourados (por suas nove medalhas de ouro em mundiais).
7. A franquia saiu de linha temporariamente em 1997. Em 1998, ela foi renomeada como Arma e a tecnologia (essencialmente) permaneceu no catálogo. Ele fez seu retorno oficial ao catálogo em 2000 como Air Pegasus 2000, projetado pelo designer do Air Max Plus, Sean McDowell, como parte da recém-criada Bowerman Series (uma coleção dedicada a fazer calçados consistentes e confiáveis, projetados por corredores para corredores).
8. Em 2004 e pela primeira vez na história do Pegasus, a versão feminina foi adaptada especificamente para a anatomia do pé feminino. A sola do calçado feminino ficou mais “curvilínea” e o apoio medial foi aumentado. Só em 2006 ele tornou completamente específico para cada gênero. Em 2018, ele oferece pela primeira vez uma espuma Cushlon responsiva e especificamente ajustada para mulheres.
9. É o primeiro tênis não relacionado ao basquete a apresentar o Nike FlyEase.
10. Peg 35 se inspira no Zoom Vaporfly 4% e, pela primeira vez, oferece um amortecimento Nike Zoom Air articulado por toda a entressola (para provar que amortecimento do tenis pode ser curvado de forma semelhante à placa de fibra de carbono do Vaporfly 4%, o designer o aqueceu em seu micro-ondas, enrolando-o em seguida o enrolou em uma caneca de cerveja).
Você pode gostar
-
FILA LANÇA O RACER SKYTRAIL, SEU PRIMEIRO MODELO PARA TREINOS E PROVAS DE TRILHA
-
Com mais conforto e retorno de energia, Novablast™ 5 é um tênis para todos os tipos de treino
-
Reebok anuncia o FloatZig X1
-
Confira os itens a partir de 59,99 reais para melhorar seu treino na Black November da Netshoes
-
Reebok apresenta o Nano Gym: o novo tênis para treino e corrida