Saiba como se preparar para participar de corridas de rua, como a de São Sebastião

Correr é uma das alternativas para quem quer perder peso e mudar de vida. O ator Leandro Hassum — que, após fazer uma cirurgia bariátrica e incluir as atividades físicas em sua rotina, perdeu 62kg — topou o desafio de disputar sua primeira corrida de rua. Convidado pela Colgate, uma das patrocinadoras do evento, ele será um dos participantes da Corrida de São Sebastião Caixa, que ocorre no próximo sábado, dia 20.

— Espero realizar um desejo antigo e desmistificar o esporte, mostrando que, independentemente de você ser gordinho ou magro, é capaz de participar de novos desafios e mudar seu estilo de vida para escolhas mais saudáveis — diz Leandro.

A preparação para enfrentar 5km ou 10km de asfalto deve começar pelo menos três meses antes da prova e sob orientação de um profissional de educação física. Para distâncias maiores, como maratonas, o tempo de preparo pode chegar a dois anos.

— Recomendamos sempre provas menores para quem estiver começando. O tempo de preparação é fundamental para garantir que o corredor termine a prova com segurança — afirma Antônio Caputo da Costa, profissional de Educação Física e treinador da Speed Assessoria Esportiva.

Os iniciantes devem treinar, no máximo, três vezes por semana, sempre em dias intercalados. Além disso, é preciso escolher os equipamentos certos para a realização da atividade, a fim de evitar lesões.

— É importante adquirir um tênis adequado para corrida e seu tipo de pisada, e roupas específicas para correr e evitar ficar assado — explica o ortopedista Marcello Serrão.

Clique aqui e confira parceiros de artigos esportivos, alguns conseguimos até descontos para você.

A corrida traz benefícios para a saúde, como aumento da capacidade cardiovascular, estéticos e psicológicos.

— Quem corre apresenta ganho de autoestima e melhora a concentração — garante Carlos José Santos, profissional de Educação Física e treinador da Equipe Filhos do Vento.

Fonte: globo



Comentários

comentários

Deixe um comentário

Nos acompanhe também no FACEBOOK

%d blogueiros gostam disto: