A primeira e histórica edição da Copa do Brasil de Rugby será disputada neste sábado (19), com a Poli-SP, encarando o Niterói-RJ, em duelo com entrada franca no CEPEUSP, em São Paulo.
A Copa do Brasil foi criada em 2022 com o intuito de valorizar as competições estaduais e regionais. O torneio é disputado em mata-mata simples, com a primeira edição de 2023, reunindo os campeões de 2022. A Poli foi campeã do Campeonato Paulista no ano passado, ao passo que o Niterói venceu o Campeonato Fluminense. No caminho até a final, a Poli superou nas quartas de final o campeão catarinense, Desterro, por 57 a 10 e o campeão gaúcho, Farrapos, na semifinal por 38 a 13. Já o Niterói, por sua vez, fez 32 a 23 sobre o Rugby Sem Fronteiras, de Brasília, campeão da Copa Centro-Norte, e 43 a 3 sobre o Porto Seguro, campeão baiano.
“A Poli está empolgada e ansiosa pela primeira final que vai jogar neste ano. Temos desfalques, mas todo mundo que está treinando está pronto para o desafio. O Niterói é um clube de enorme tradição e temos que levar a sério para não sermos surpreendidos. O jogo promete ser duro e estamos preparados”, comentou Maurício Carli, treinador da Poli.
“A Copa do Brasil é um dos grandes objetivos do nosso ano. A Poli é favorita pelo nível do elenco, mas estamos confiantes pelos bons resultados que estamos tendo no estado e na própria Copa do Brasil. Estamos bem encaixados fisicamente, taticamente e tecnicamente. O jogo será difícil para os dois times e estamos analisando a Poli para termos um plano de jogo específico e bem montado. Temos condições de vitória com certeza e espero que o público compareça para prestigiar um excelente dia de rugby”, comentou Daniel Gregg, atleta do Niterói e ex-seleção brasileira.
O histórico recente do confronto é favorável à Poli, que venceu os últimos 3 encontros, sendo o último, em 2018 por 55 a 5. Naquele ano, o Niterói foi rebaixado da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e não retornou mais. Porém, o clube do Rio de Janeiro está muito próximo da promoção para a elite nacional, após vitória sobre o Tornados Indaiatuba no Torneio Qualificatório para o Super 12 de 2024. Com o triunfo, o Niterói precisa de apenas mais uma vitória – contra Rio Rugby ou SPAC – para retornar à primeira divisão. O clube é hexacampeão brasileiro, mas não é campeão desde 1990. O título da Copa da Brasil seria simbólico nesse sentido como o retorno do clube ao protagonismo nacional na categoria. Já a Poli vive grande momento. Bicampeã brasileira, a equipe é a atual detentora do título do Super 12 e segue na luta pelo tricampeonato estando classificada para a fase final da competição.
Copa do Brasil
Final
19/08 – 15h – Poli (SP) x Niterói (RJ)
Árbitro: Victor Hugo Barboza Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
Você pode gostar
Nestlé abre inscrições para a 34ª edição das Dez Milhas Garoto
Histórica, Rio do Rastro Marathon Caixa 2025 tem programação aberta ao público neste fim de semana
Com percurso no Aterro do Flamengo, New Balance 15K Rio de Janeiro abre inscrições
Centauro Desbrava retorna a Salvador em nova etapa de corrida de rua
Rio do Rastro Marathon 2025 testa resistência de 2 mil atletas em corridas neste fim de semana