A primeira e histórica edição da Copa do Brasil de Rugby será disputada neste sábado (19), com a Poli-SP, encarando o Niterói-RJ, em duelo com entrada franca no CEPEUSP, em São Paulo.
A Copa do Brasil foi criada em 2022 com o intuito de valorizar as competições estaduais e regionais. O torneio é disputado em mata-mata simples, com a primeira edição de 2023, reunindo os campeões de 2022. A Poli foi campeã do Campeonato Paulista no ano passado, ao passo que o Niterói venceu o Campeonato Fluminense. No caminho até a final, a Poli superou nas quartas de final o campeão catarinense, Desterro, por 57 a 10 e o campeão gaúcho, Farrapos, na semifinal por 38 a 13. Já o Niterói, por sua vez, fez 32 a 23 sobre o Rugby Sem Fronteiras, de Brasília, campeão da Copa Centro-Norte, e 43 a 3 sobre o Porto Seguro, campeão baiano.
“A Poli está empolgada e ansiosa pela primeira final que vai jogar neste ano. Temos desfalques, mas todo mundo que está treinando está pronto para o desafio. O Niterói é um clube de enorme tradição e temos que levar a sério para não sermos surpreendidos. O jogo promete ser duro e estamos preparados”, comentou Maurício Carli, treinador da Poli.
“A Copa do Brasil é um dos grandes objetivos do nosso ano. A Poli é favorita pelo nível do elenco, mas estamos confiantes pelos bons resultados que estamos tendo no estado e na própria Copa do Brasil. Estamos bem encaixados fisicamente, taticamente e tecnicamente. O jogo será difícil para os dois times e estamos analisando a Poli para termos um plano de jogo específico e bem montado. Temos condições de vitória com certeza e espero que o público compareça para prestigiar um excelente dia de rugby”, comentou Daniel Gregg, atleta do Niterói e ex-seleção brasileira.
O histórico recente do confronto é favorável à Poli, que venceu os últimos 3 encontros, sendo o último, em 2018 por 55 a 5. Naquele ano, o Niterói foi rebaixado da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e não retornou mais. Porém, o clube do Rio de Janeiro está muito próximo da promoção para a elite nacional, após vitória sobre o Tornados Indaiatuba no Torneio Qualificatório para o Super 12 de 2024. Com o triunfo, o Niterói precisa de apenas mais uma vitória – contra Rio Rugby ou SPAC – para retornar à primeira divisão. O clube é hexacampeão brasileiro, mas não é campeão desde 1990. O título da Copa da Brasil seria simbólico nesse sentido como o retorno do clube ao protagonismo nacional na categoria. Já a Poli vive grande momento. Bicampeã brasileira, a equipe é a atual detentora do título do Super 12 e segue na luta pelo tricampeonato estando classificada para a fase final da competição.
Copa do Brasil
Final
19/08 – 15h – Poli (SP) x Niterói (RJ)
Árbitro: Victor Hugo Barboza Local: CEPEUSP – São Paulo, SP
Você pode gostar
-
Fotop é a empresa oficial no registro e venda de fotografias no Parque Ibirapuera
-
Sargento Gonzaguinha 2024; últimas vagas para 57ª edição
-
Últimas Etapas do Circuito LIVE! RUN XP 2024: Inscreva-se em Cuiabá e Joinville
-
Inscrições para etapa de Vitória do Circuito de Corridas CAIXA 2024 continuam abertas
-
Em alta, corridas quase triplicam no Brasil em apenas cinco anos