Uma das corridas mais desafiadoras do Brasil será realizada neste fim de semana em um cartão-postal de Santa Catarina. A Rio do Rastro Marathon reúne 2 mil corredores com um único objetivo: subir a Serra do Rio do Rastro. A ação no Sul do Estado começa neste sábado (17) com a prova de 25 km. No domingo (18) é a vez da prova de 12 km e a maratona, com seus 42 km. 

A linha de chegada em todas as distâncias será no Mirante da Serra do Rio do Rastro. No sábado (17), a largada será no centro de Lauro Müller, marcada para as 7h, na Praça Henrique Lage. No domingo (18), a maratona começa em Orleans, no Paredão de Orleans, às 6h30, enquanto o Desafio dos 12K tem largada no Mirante 12, às 7h20. Quase 10% do total de atletas participam da Missão dos Guardiões, e vão encarar a prova de 25 km no primeiro dia e os 42 km no seguinte.  

Apresentada pela Fibra Inteligência Imobiliária, a quinta edição da Rio do Rastro Marathon teve todas as inscrições esgotadas com dois meses de antecedência. O evento esportivo conta com a participação de atletas de todas as regiões do Brasil. Estão representados 24 estados e também o Distrito Federal. Os três do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, somam mais de 75% do total de participantes, com paulistas, mineiros e cariocas na sequência. 

“A Rio do Rastro Marathon, uma das maratonas mais difíceis do Brasil, exige superação e resiliência. Cada metro de subida é uma oportunidade de provar que os limites existem para serem superados. Por isso este evento atrai cada vez mais corredores. Neste fim de semana veremos atletas de todo o país transformando um desafio pessoal em conquista  e celebrando a própria força”, afirma Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil, organizadora do evento em parceria com a Mountain Do. 

Uma das novidades desta edição é a prova de 25 km exclusiva no primeiro dia de ação, enquanto o Desafio dos 12 km será realizado simultaneamente à maratona, com seus 42 km, no segundo dia de prova. A prova principal, a maratona, começa no município de Orleans. São 2.600 metros de altimetria acumulada até a linha de chegada, no alto da Serra do Rio do Rastro. No Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, linha de chegada das corridas em todas as distâncias, uma grande arena receberá familiares e amigos para incentivar os últimos metros dos corredores. A estrutura também irá contar com lounges, expo de produtos esportivos e programação musical nos dois dias de evento. 

Retirada de kits

A programação da Rio do Rastro Marathon 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira (16) com o início da entrega de kits aos atletas, que será no espaço montado no Centro de Eventos Galiano Zomer, no Centro de Orleans. No primeiro dia, o local estará aberto das 9h às 19h, para atletas de todos os percursos. No sábado (17), somente os atletas das provas de 12 km e 42 km fazem a retirada, das 14h às 18h. No local também estará disponível a venda do serviço de transfers para a subida e descida da serra, nos dois dias, para atletas e seus acompanhantes. 

Fechamento e abertura da serra

O tráfego de veículos na Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, ficará interditado em parte do fim de semana para a realização do evento esportivo. No sábado (17), a interdição ocorre das 6h às 12h, enquanto no domingo (18) o trânsito estará interrompido das 6h às 13h. Os horários de liberação podem ser antecipados, de acordo com a passagem do último atleta em cada dia. O serviço de translado e horários de abertura da Serra estarão submetidos a avaliação de fluxo dos atletas no percurso e poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Motoristas que precisarem subir ou descer a serra nestes períodos têm como alternativa a BR-282. 

A Rio do Rastro Marathon 2025 tem apresentação de Fibra Inteligência Imobiliária e patrocínio de Diklatex, Digital Sat, Jeep Gambatto, Rede Top Supermercados, Mili, Bioup, Nutry e Creora. O evento tem apoio do FCO Group e apoio institucional da Prefeitura de Orleans, da Prefeitura de Lauro Müller e da Prefeitura de Bom Jardim da Serra. A organização é da Corre Brasil e do Mountain Do e a realização é da Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina.