Revezamento Volta à Ilha 2025 recebe inscrições para sorteio de vagas até terça-feira (3/12)

Maior corrida de revezamento da América Latina abre segunda etapa de inscrições para prova que será realizada em 26 de abril

Está disponível uma importante etapa de inscrições de equipes para o tradicional Revezamento Volta à Ilha. Com a próxima edição confirmada para 26 de abril de 2025, o evento é a maior corrida de revezamento da América Latina. Afinal, são 140 km que contornam a ilha de Florianópolis. Até terça-feira (3/12) as equipes que pretendem participar do evento esportivo podem efetuar a inscrição para o sorteio de vagas. 

Por conta da grande procura, a EcoRunning, organizadora do evento esportivo, compartimenta as inscrições por etapas. A primeira, já encerrada, é voltada para as equipes com vaga garantida, principalmente pela assiduidade ao longo dos quase 30 anos de evento. A partir de agora, novas equipes podem tentar a vaga para 2025. Por meio do site oficial da EcoRunning – www.ecorunning.com.br -, elas fazem a inscrição para o sorteio de vagas. O prazo de inscrição vai até terça-feira (3/12), enquanto o sorteio será realizado dois dias depois (5/12).

“Essa é a segunda fase das inscrições do Revezamento Volta à Ilha e dá a oportunidade para que atletas que ainda não tiveram a experiência de correr um Volta à Ilha participarem da categoria que preferem do total das 15 disponíveis. Temos algumas delas com poucas vagas, que são muito aguardadas pelas equipes mais fiéis. No entanto, o evento ainda tem espaço para abrigar novos corredores e propiciar a experiência que faz com que tantos e tantos retornem ao evento ano após ano”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova. 

Até agora, pouco mais de 200 equipes já estão inscritas para o evento esportivo que será realizado em 26 de abril de 2025. A próxima edição tem como grandes novidades a inclusão da categoria quartetos e também o aumento do número máximo de atletas para as equipes de participação, que passou de 12 para 15. O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. O percurso total é dividido em 19 trechos, com variadas distâncias cada, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis. 

Treinos em trechos do Volta à Ilha

Outra novidade da próxima edição do Revezamento Volta à Ilha começa ainda antes da virada de ano. Idealizador da prova, o professor Carlos Duarte vai comandar treinos abertos aos corredores, independente de inscrição na edição de 2025, em trechos que fazem parte do percurso de 140 km da prova. 

O primeiro será neste sábado (30), com a concentração às 6h30 em frente ao Trapiche da Beira-Mar Norte de Florianópolis. Os atletas devem se inscrever em página especial do site da EcoRunning – disponível também pelo Instagram da empresa. 

“Não precisa estar inscrito no Revezamento Volta à Ilha para participar. É um treino aberto a todos, que podem levar amigos, familiares e a galera da assessoria de corrida. Vamos proporcionar uma experiência nos quatro primeiros trechos do percurso da prova”, explica Carlos Duarte.

Sobre o Revezamento Volta à Ilha 2025

A primeira edição do evento foi realizada em 1996. Desde então, a ideia é fazer com que equipes de corredores dêem uma volta completa na ilha de Florianópolis. Ao longo dos anos, a prova se adaptou ao crescimento da cidade. No entanto, jamais deixou de lado a essência de ser diferente, vibrante, desafiadora e que exige estratégia e planejamento da equipe, estimulando o espírito de companheirismo e colaboração mútua no grupo.

As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade variados. A partir de 2025, as equipes são divididas em 12 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45, Veterana 60 e Veterana 70. As duplas são divididas em três, Masculina, Feminina e Mista, enquanto a categoria Quarteto não têm divisão, podendo contar com atletas de ambos os sexos. Já as categorias de Participação são subdivididas em A, B, C e R, não disputam os troféus e agora podem ter composição de oito a 15 corredores.  

Sobre a Eco Running

Então Eco Floripa Eventos Esportivos, nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. A empresa organiza eventos de corrida há quase 30 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. Em 2023, a empresa passou a se chamar Eco Running.

Posso ajudar?