A batata-doce tem propriedades que contribuem para a boa formação muscular, por isso, pessoas que praticam musculação e outras atividades físicas com o objetivo de exercitar e fortalecer os músculos, incluem em sua dietas este riquíssimo alimento.
Independentemente dessa tendência da batata-doce ser muito apreciada pelo pessoal que frequenta acadêmia de ginástica, consumi-la é muito saudável, não só para nossa parte muscular, mas para nosso organismo em geral.
Confira os benefícios da batata-doce e se você exercita o corpo e quer ter essa aliada na alimentação para fortalecer os músculos, seguem informações a este respeito.
Batata-doce ajuda a manter a forma
Batata-doce contribui para o emagrecimento
A batata-doce tem índices de carboidrato e glicêmico baixos, é rica em fibras, por isso promove por maior tempo a saciedade. Por isso, é um ótimo alimento para quem quer emagrecer.
Esse alimento fornece energia de modo equilibrado evitando picos de insulina, que, em excesso no sangue, faz com que o organismo estoque gordura.
Batata doce-auxilia a ter mais massa muscular
Quem quer fortalecer e desenvolver os músculos, deve incluir a batata-doce em suas refeições, pois ela confere energia e contribui para a constituição muscular.
A batata-doce e suas propriedades
A batata doce é um alimento que possui um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, é rica em fibras, tem vitaminas A, B, C, E e minerais como fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, potássio, entre outros nutrientes. Por isso, este alimento traz os seguintes benefícios para nossa saúde:
- Controla diabetes
- Fortalece o sistema imunológico
- É antioxidante
- Previne o câncer
- Contribui para a formação de colágeno e para a reconstituição muscular
- Reduz a pressão arterial
- A vitaminas A contida na batata-doce contribui para a saúde da pele e dos olhos
- O complexo B que faz parte da constituição nutricional da batata-doce, beneficia o sistema nervoso
- O magnésio que compõem a batata-doce, ativa várias enzimas que contribuem para o bom funcionamento de nosso organismo
- Outro mineral que faz parte da batata-doce é o fósforo que ajuda a termos mais disposição
- O cálcio, que podemos obter comendo batata-doce, preserva os nossos ossos
- O potássio obtido desse alimento mantem equilibrada a pressão arterial.
O consumo da batata-doce e seu benefícios
Além dos benefícios para manter a boa forma física, a batata-doce contribui para o bom funcionamento do nosso organismo em geral.
Vejam outros benefícios que a batata-doce traz para nosso corpo:
Além de evitar a diabetes, a batata-doce com seu amido resistente diminui os níveis de LDL, o colesterol ruim, e o triglicérides, protegendo o coração das doenças cardiovasculares.
O carboidrato da batata-doce auxilia a evitar prisão de ventre, hemorroidas e doenças inflamatórias intestinais.
A espécie de batata-doce com polpa cor laranja tem betacaroteno e a variedade roxa contém antocianina e vitaminas C e E, nutrientes que funcionam como antioxidantes protegendo o corpo contra o envelhecimento precoce.
As razões da batata-doce ser a queridinha de quem faz atividade física
Podemos nos alimentar de batata-doce de várias maneiras: cozida, assada, chipss, refogada em forma de purê ou como base para a massa de diversos tipos de receitas.
Para quem pratica musculação, treinos físicos, esportes ou ginástica, a batata-doce, não falta na mesa.
A batata-doce é a queridinha daqueles que querem manter os músculos em forma, manter o peso em dia e ter energia para malhar e fazer atividades físicas.
Para quem consome a batata-doce com esses objetivos, o faz, principalmente, no pré-treino ou antes das atividades físicas, seja ginástica, musculação ou outras.
Como quem treina consome batata-doce
O ideal é que o seu consumo seja feito duas horas antes do treino, para dar tempo do organismo digerir e absorver os nutrientes deste alimento. Tudo isso porque a batata-doce contém amido resistente, um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico.
A batata-doce fornece energia de forma gradativa, contribuindo para se ter disposição antes, durante e depois da atividade física.
Outra ação que a batata-doce promove no organismo é a liberação lenta de açúcar no sangue, mantendo os níveis de glicogênio, que serve de combustível para a atividade muscular, impedindo que no treino ocorra a perda de massa muscular.
Fonte: greenme
Você pode gostar
-
Nutricionista faz alerta para o consumo de isotônicos
-
Dietas de redes sociais: Especialista expõe os riscos de indicações generalizadas na internet e defende o cuidado individualizado para emagrecimento
-
Batata-Doce ou Batata-Inglesa: Qual é a Melhor para Emagrecer?
-
7 Alimentos que Potencializam o Desempenho nos Treinos
-
Transforme sua noite em energia: como a refeição noturna afeta seu treino matinal