Durante as férias escolares, muitos pais têm dificuldades de manter a rotina de exercícios físicos. O tempo que antes era separado para o deslocamento até a academia e o momento dos treinos passou a ser preenchido pela atenção que é necessária dar aos filhos pequenos, que com a ausência das aulas, passaram a ficar muito mais tempo em casa.
Para quem está passando por essa situação e não quer prejudicar o progresso adquirido ao longo do tempo que já foi investido, é possível realizar treinos em menos tempo. Aquele momento em que as crianças param para assistir um desenho animado ou tirar uma soneca pode ser o suficiente para encaixar os exercícios e manter o ritmo em dia.
Se a rotina continha treinos de uma hora, por exemplo, a troca por um treino de 25 minutos, e com mais intensidade, vai te ajudar a otimizar os exercícios sem prejudicar os resultados. “Para fazer um treino mais rápido e de qualidade, o ideal é escolher exercícios mais potentes e que movimentam mais músculos em menos tempo, como flexões de braço, remadas, agachamentos e abdominais, que trabalham mais de uma articulação. São os chamados exercícios multiarticulares.”, afirma Guilherme Micheski, fisiologista da Smart Fit.
Para quem busca hipertrofia e terá que fazer treinos mais curtos é interessante aumentar em um dia a rotina de exercícios. Medir a intensidade do exercício pela frequência cardíaca por minuto é outra estratégia para os pais que foram impactados pelo calendário escolar, mas que querem manter os exercícios para emagrecer. Cerca de 70% do máximo é o ideal para um treino com intensidade favorável ao emagrecimento e equipamentos como relógios inteligentes e monitores de frequência cardíaca ajudam a fazer esse controle.
A professora Sara Malta, de 31 anos, mãe do Caetano, de 4, conta que quando as férias escolares vieram não conseguiu mais manter a rotina de exercícios na academia que frequentava. Passou a treinar em casa, sempre após seu filho dormir. “Com ajuda de um personal comecei a fazer um treino rápido e de alta intensidade e já me adaptei à nova rotina, que deve durar até o Caetano voltar pra escola, no mês que vem”, afirma.
A Smart Fit preparou um treino multiarticular de alta intensidade para ser feito em casa e em poucos minutos. Confira no link.
TREINO
AQUECIMENTO
1 série | 45 seg | sem intervalo
Mobilidade de tronco
Prancha + Mobilidade de quadril
Prancha + Mobilidade de quadril e tronco
PARTE PRINCIPAL
4 séries | 10 a 15 repetições | 30seg intervalo
Agachamento com carga
Flexão de braço
Afundo
Remada curvada aberta
Abdominal infra
Prancha alta tocando os ombros
VOLTA A CALMA
1 série | 45 seg | sem intervalo
Pose da criança
Alongamento de posterior Alongamento de pescoço
Você pode gostar
-
Novos heatmaps do Strava promovem mais segurança para quem treina ao anoitecer
-
Transforme seus exercícios em benefícios com o Spoint!
-
Cinco benefícios da musculação para amantes da corrida de rua ou indoor
-
Dicas Essenciais para Correr na Praia: Preparação para os 21K Costa dos Milagres
-
Às vésperas do Dia das Mães, conheça os benefícios de treinar em família