Faith Kipyegon, uma das maiores corredoras da história e atleta Nike há 16 anos, está prestes a encarar um novo e ousado desafio: ser a primeira mulher a correr os 1.500 metros em menos de 4 minutos. A tentativa única acontecerá no dia 26 de junho, no Stade Charléty, em Paris, e marca o início de uma nova era no atletismo feminino.
Atual recordista mundial dos 1.500 metros, Kipyegon quer ir além dos feitos já conquistados. Com apoio da Nike, a atleta encara a missão de romper uma barreira considerada inalcançável por décadas — e que, até hoje, segue intocada pelas atletas femininas mais talentosas do mundo.
“Sou tricampeã olímpica. Já conquistei títulos mundiais. Pensei: e agora? Por que não sonhar além?”, diz Kipyegon, nascida no Quênia e mãe de uma garotinha. “E eu disse a mim mesma: ‘Se você acredita em si mesma, e sua equipe acredita em você, você pode conseguir.’”
Nike e Kipyegon trabalharam juntas em cada detalhe da preparação, criando as melhores condições possíveis para a tentativa histórica do projeto Breaking4 — um suporte holístico que une ciência esportiva, inovação em produtos, performance e bem-estar mental.
““Faith é um talento raro, e sua meta ambiciosa traduz exatamente o espírito da Nike”, afirma Elliott Hill, Presidente e CEO da NIKE, Inc. “O Breaking4 é o tipo de sonho ousado pelo qual movemos montanhas — porque acreditamos que todo atleta, seja profissional ou amador, pode alcançar o impossível. Nenhuma outra marca entrega o mesmo nível de expertise, inovação e suporte que a Nike. Ao lado de Faith, nossos times estão ultrapassando limites ao unir ciência esportiva de ponta a inovações revolucionárias em calçados e vestuário, com o objetivo de transformar esse feito histórico em realidade.”
Para romper a marcar de 4 minutos, Kipyegon precisará diminuir ao menos 7,65 segundos do seu próprio recorde mundial de 4:07.64, estabelecido em 2023, para se tornar a primeira mulher a ultrapassar a barreira que Roger Bannister rompeu há cerca de 70 anos. Muito antes da conquista histórica de Bannister — e nas sete décadas seguintes — os 1.500 metros têm sido considerado um marco universal de desempenho atlético nos Estados Unidos, presente em competições de atletismo, testes físicos escolares e treinamentos diversos.
“Na Nike, a inovação nasce de um compromisso profundo com atletas como Faith — transformando sonhos em desafios concretos e desafios em conquistas históricas”, afirma John Hoke, Chief Innovation Officer. “Essa tentativa ousada representa a alquimia entre arte, ciência e atleta. Junto dos atletas, enfrentamos os desafios de forma criativa, sistêmica e precisa — nenhum detalhe é pequeno demais.”
A jornada de Faith é maior que o cronometro. É um símbolo de coragem, ambição e liberdade. Uma mensagem para atletas de todas as idades, modalidades e origens: sonhar grande é possível. E vale a pena.
“Quero que essa tentativa diga às mulheres: ‘Vocês podem sonhar e tornar seus sonhos válidos”, afirma Faith. “Esse é o caminho que devemos seguir como mulheres: ultrapassar limites e sonhar grande.”
Enquanto isso, o apoio integral da Nike à tentativa histórica de Kipyegon destaca sua história como marca feita por corredores e para corredores — e como a maior defensora das mulheres no esporte, abrindo novos caminhos para atletas femininas ao convidá-las a participar e entregar inovações personalizadas, respaldadas pela ciência e disruptivas.
O projeto também é o exemplo mais recente da trajetória da Nike em viabilizar momentos esportivos ousados e inspiradores — como a vitória pioneira de Joan Benoit Samuelson na primeira maratona olímpica feminina e o moonshot de Eliud Kipchoge no Breaking2, que superou a barreira das 2 horas na maratona.
Ao apoiar essa tentativa histórica, a Nike reafirma seu papel como catalisadora de transformação no esporte. Com inovação e parceria genuína, seguimos comprometidos em capacitar atletas de todas as origens a romperem barreiras — físicas, simbólicas e culturais.



















Você pode gostar
Com Adizero e adiClub, adidas lança promoção que sorteia inscriçõese viagens para a Maratona do Rio
Maratona do Rio é destaque em ranking global das marcas de maratonas mais fortes do mundo
Com a presença de bom público e medalhistas olímpicos, Alagoas realiza Fórum Estadual de Formação Esportiva
LIVE! RUN XP 2025 terá cinco etapas turísticas com experiências exclusivas
Maratona do Rio abre última janela de inscrições para a edição 2025