Cada geração tem sua própria maneira de se conectar com o esporte e os eventos esportivos. Enquanto alguns buscam performance e superação pessoal, outros valorizam bem-estar, longevidade, socialização ou simplesmente o prazer do movimento. Para entender melhor essas diferenças e como elas impactam o setor, o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, lança o estudo “Gen XYZ: um estudo através das gerações”.
O levantamento revela tendências, motivações e comportamentos dos diferentes perfis de atletas, destacando um crescimento expressivo da participação da Geração Z no cenário esportivo. O objetivo do estudo de gerações é compreender essas motivações para oferecer experiências mais completas, inclusivas e alinhadas às expectativas de cada público. O levantamento reuniu 4.158 respostas de atletas – amadores e profissionais – de todo o Brasil.
De acordo com os dados, os Baby Boomers, se destacam como heavy users de eventos esportivos (quase 30% participou de mais de 12 eventos em 2024). Isso ocorre porque, com um estilo de vida já consolidado, há mais espaço para priorizar atividades que fazem parte da rotina. A Geração Z, em particular, vê o esporte como um estilo de vida (55,6%), indo além da saúde e se conectando diretamente com identidade e bem-estar. Para esse público, o aspecto competitivo também tem um papel fundamental, tornando o desafio e a performance elementos centrais da prática esportiva. Essa tendência se reflete nos números do estudo “Perfil do Atleta Brasileiro”, divulgado no começo do ano. A pesquisa revela um aumento significativo na participação de jovens entre 15 e 25 anos em eventos esportivos, com esse grupo passando a representar quase 11% dos inscritos em 2024 – um crescimento expressivo em relação aos 7,9% registrados anteriormente.
“O aumento na participação dos jovens pode ser atribuído a diversos fatores”, explica Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. “Essa pesquisa foi quase obrigatória depois que detectamos um crescimento significativo de jovens na base de dados Ticket Sports em 2024. Como lidamos com diferentes comportamentos de consumo inter geracionais, se mantendo relevante e com discursos ajustados a todas as necessidades. Essa pesquisa é mais um marco informativo que pode ajudar a corrigir rotas de comunicação, trazer insights e adicionar dados inéditos ao setor esportivo, em especial, das experiências e eventos esportivos.”, comenta.
As gerações mais velhas, especialmente os Baby Boomers (de 61 a 79 anos), veem a prática esportiva como essencial para a saúde e longevidade. 69,1% deles praticam atividades físicas há mais de 11 anos. Interessante notar que, os motivos que cada geração participa de eventos esportivos são variados como competitividade, longevidade e incentivo de grupos/assessorias, todos eles podem oscilar conforme o tempo.
“Participar de eventos se torna uma motivação crescente para manter a prática esportiva conforme a idade avança. Já a competitividade, por outro lado, tende a diminuir ao longo dos anos, dando lugar a objetivos como bem-estar e saúde.Para manter o esporte acessível e atrativo para todas as idades, é essencial variar a abordagem na comunicação. A mensagem precisa ser democrática, equilibrando diferentes motivações”, explica Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports e responsável pela coordenação da pesquisa.
Ela também destaca outro dado interessante: explorar novos lugares é uma motivação comum a todas as gerações, representando 19,8% das respostas. “Independentemente da faixa etária, a experiência e a vivência esportiva continuam sendo fatores decisivos na escolha dos eventos”, acrescenta.
Na pesquisa, os Baby Boomers são os mais disciplinados, com uma alta taxa de frequência de 5 a 6 dias por semana. Já a Geração Z tem um número maior de praticantes ocasionais, sugerindo uma oportunidade para estimular a prática mais regular. A Geração Y – Millennials aparece como a mais equilibrada, distribuindo bem os dias de treino ao longo da semana.

Redes Sociais
Influenciadores têm sido fundamentais na promoção do esporte e na inspiração para corredores de diferentes níveis. Na pesquisa de Gerações, 74% dos entrevistados da Geração Z preferem as redes sociais para buscar informações sobre o universo esportivo. Embora seu uso diminua gradualmente entre as gerações mais velhas, as redes sociais seguem como a principal fonte de informação esportiva.
Os aplicativos esportivos também ganham mais espaço conforme a idade avança, com 12% dos Baby Boomers utilizando algum deles para monitorar treinos e desempenho, enquanto os mais jovens preferem conteúdos mais dinâmicos e menos técnicos.
Marcas mais lembradas
Quando questionados sobre suas marcas esportivas favoritas, os entrevistados demonstraram uma forte preferência pela Adidas, que liderou o ranking, seguida de perto pela Nike. A Asics também se destacou, consolidando sua popularidade entre corredores e atletas. Olympikus aparece em quarto lugar e a opção “Indiferente” vem logo em seguida. Fila, Mizuno e New Balance também aparecem logo depois, refletindo a diversidade de preferências no universo esportivo. Outras marcas citadas: Track&Field, Authen, Puma e Hoka.
Para mais informações, acesse o link da pesquisa: https://materiais.ticketsports.com.br/gen-gyz
Você pode gostar
Corrida de Montanha: Desafios e Encantos das Trilhas
Circuito de Corridas de Rua no Nordeste CAIXA 2025: Oportunidade para Corredores de Todo o Brasil
Circuito LIVE! RUN XP 2025 tem primeira etapa em São Paulo neste domingo (13), com mais de 7 mil atletas
Primeira Sun Day Run com adidas em Fortaleza será realizada neste domingo (13), na Praia do Meireles
Celebração histórica: Olympikus faz 50 anos e promove 50 corridas pelos cinco cantos do Brasil