Exagerou no Carnaval? Veja como voltar à rotina saudável após a folia

Nutricionista dá dicas para ajudar a recuperação e voltar para a dieta

Para quem ama Carnaval, retornar à rotina após cinco dias de festa intensa é um verdadeiro desafio. Embora seja um momento ideal para desfrutar ao máximo com os amigos, é frequente descuidarmos da alimentação e hidratação durante os dias de folia, o que pode resultar em uma diminuição significativa da energia.

Se exagerou durante os dias de festança e agora está buscando voltar à sua rotina saudável, não precisa entrar em desespero. A nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, orienta algumas mudanças na dieta neste período pós festa.

“Consumir mais alimentos verdes, especialmente os de tonalidade escura, como brócolis, couve e escarola, é uma excelente estratégia nutricional. Esses vegetais são ricos em fibras alimentares e vitamina C, além de conterem compostos bioativos antioxidantes que contribuem para a saúde”, orienta a nutricionista.

Outro aspecto fundamental é a ingestão de bastante água para manter a hidratação. Sucos naturais, como laranja e limão, são ótima alternativa, pois, além de hidratar, contém vitamina C. Além disso, optar por alimentos leves e pouco gordurosos, como sopas nutritivas à base de legumes, também é uma excelente maneira de facilitar o processo de recuperação.

“O Carnaval pode ser bastante cansativo, portanto, é essencial conceder ao seu corpo o tempo necessário para se regenerar. Valorize um sono reparador e, se necessário, tire cochilos ao longo do dia. Reserve um momento durante o final de semana para se dedicar a si mesmo, recarregando as energias e se preparando para os desafios da próxima semana”, ressalta a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, Flávia Ribeiro.

A especialista orienta ainda que a rotina de exercícios seja reiniciada gradualmente, escolhendo atividades que agradem e que sejam compatíveis com seu nível de condicionamento físico. “Lembre-se de que o exercício é fundamental para manter a saúde física e mental”, alerta. 

“Se sentir dificuldades em retomar uma dieta saudável e equilibrada, não hesite em buscar a orientação de um nutricionista. Um profissional qualificado poderá oferecer um plano alimentar personalizado, adaptado às suas necessidades e objetivos”, finaliza Flávia.

Posso ajudar?