Esta terça-feira, dia 26 de julho, marca exatamente dois anos para o início dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris. Com isso, aumenta a ansiedade para que os torcedores possam acompanhar as emoções da maior festa do esporte mundial. Neste mesmo espírito, a Ajinomoto do Brasil também tem motivos para festejar. Afinal, em julho completam-se três anos do Projeto Vitória no Brasil, uma iniciativa criada pelo Grupo Ajinomoto em 2003 e que foi implantada no país em 2019, com a criação do Time Ajinomoto. Com a presença de alguns dos principais atletas olímpicos e paralímpicos do país, o Projeto Vitória vem buscando ao longo destes anos contribuir para o desenvolvimento do esporte brasileiro por meio da conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
“Desde a chegada do Projeto Vitória ao Brasil, em 2019, estamos difundindo conhecimento sobre nutrição, com base em dois pilares: a alimentação, por meio do programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer, que incentiva uma refeição equilibrada e saborosa, adequada às necessidades específicas de cada atleta; e a suplementação, por meio dos produtos da marca aminoVITAL®, suplemento alimentar, composto por nove aminoácidos essenciais que agem rapidamente na recuperação muscular, fundamental para atletas que praticam esportes de alta intensidade”, explica o gerente de negócios em Nutrição Esportiva da Ajinomoto do Brasil, André Igi de Freitas.
Em seu terceiro ano de existência, o Projeto Vitória estabelece o apoio a 18 atletas olímpicos e paralímpicos, número que pode aumentar até os Jogos de Paris. Para este ciclo, a empresa também ampliou os investimentos em 15% em relação ao anterior. Estes valores incluem patrocínios, parcerias com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) e FPJ (Federação Paulista de Judô), além de ações relacionadas ao programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer. A empresa segue em processo de renovação de parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Entre os atletas que integram o Time Ajinomoto, estão Ana Marcela Cunha, medalha de ouro nas águas abertas nos Jogos de Tóquio; Henrique Avancini, vice-líder do ranking mundial de ciclismo mountain bike; Rafael Silva, duas vezes medalhista olímpico no judô (Londres, em 2012, e Jogos do Rio, em 2016); Petrúcio Ferreira, bicampeão paralímpico (Jogos do Rio e de Tóquio) e recordista mundial no atletismo, na prova dos 100 m classe T47 (atletas amputados para membros superiores); e Alana Maldonado, primeira brasileira campeã paralímpica de judô, em Tóquio, na categoria 70 kg.
Balanço positivo
Ao fazer uma análise dos primeiros três anos do Projeto Vitória, André Igi de Freitas destaca diversas metas alcançadas pela iniciativa da Ajinomoto. “Neste período, os atletas receberam o suporte nutricional do programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer e o fornecimento do aminoVITAL®. Além disso, em parceria com COB e CPB, fizemos diversos seminários, webinars, dinâmicas e acreditamos ter impactado mais de 1.000 atletas, entre alta performance e categorias de base, conscientizando-os da importância da alimentação equilibrada”, afirmou.
O executivo lembra que durante o período dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Grupo Ajinomoto esteve presente em todas as sete bases de aclimatação do COB no Japão com o “Restaurante Kachimeshi®”, ilustrando a forma adequada de alimentação. “Por meio de banners e jogos americanos, pudemos mostrar como montar os pratos de acordo com a necessidade energética de cada atleta”, comentou Freitas.
“Também fornecemos o suplemento alimentar aminoVITAL® para contribuir com a performance e recuperação dos atletas no período de aclimatação e competição. Por isso, acreditamos ter contribuído para a campanha histórica do Brasil em Tóquio”, completou. Na última Olimpíada, o Brasil alcançou o seu recorde de medalhas na história dos Jogos, 21 no total (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze).
Para os próximos anos, além de seguir incentivando os hábitos saudáveis no dia a dia e proporcionar saúde e bem-estar para a população, o Projeto Vitória manterá seus pilares voltados aos atletas de alta performance, que são nutrição, treino e descanso, mas pretende ir além. “Entendemos que as categorias de base têm maior carência e menos informação sobre alimentação equilibrada. Assim, neste novo ciclo, além dos atletas olímpicos e paralímpicos de alta performance, também queremos contribuir com suporte nutricional aos atletas jovens e seus responsáveis, implementando o programa Kachimeshi® – Alimentação para Vencer em suas rotinas diárias”, afirmou o executivo.
Sobre o Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte nutricional, como a orientação sobre o uso de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
Você pode gostar
-
Fotop é a empresa oficial no registro e venda de fotografias no Parque Ibirapuera
-
Sargento Gonzaguinha 2024; últimas vagas para 57ª edição
-
Últimas Etapas do Circuito LIVE! RUN XP 2024: Inscreva-se em Cuiabá e Joinville
-
Inscrições para etapa de Vitória do Circuito de Corridas CAIXA 2024 continuam abertas
-
Em alta, corridas quase triplicam no Brasil em apenas cinco anos