Originário da Amazônia, o açaí vem conquistando o paladar das pessoas. Principalmente durante os períodos mais quentes do ano, a fruta crescente popularidade por alimentos funcionais, como umas opções saudáveis que promovem o bem-estar.
Rico em antioxidantes e com alto teor anti-inflamatório, o açaí ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres (moléculas instáveis), protegendo as células do corpo contra o envelhecimento precoce e reduzindo o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. Esses benefícios são derivados das propriedades nutricionais do açaí, que incluem polifenóis, vitaminas C, E, B1 e B2, ômega 9, anticitocinas, fibras, carboidratos e proteínas.
Segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, a fruta roxa é uma excelente fonte de fibras, essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo. “O consumo regular de fibras pode ajudar a regular o trânsito intestinal, prevenir a constipação e até mesmo controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo especialmente benéfico para pessoas com diabetes”, explica.
O açaí é uma fonte rica em ferro, auxiliando na prevenção da anemia. Além disso, contribui para o equilíbrio dos níveis de colesterol, ajudando a prevenir a aterosclerose, a formação de coágulos e promovendo o relaxamento dos vasos sanguíneos. Como também, é rico em betacaroteno, cálcio, magnésio e fósforo.
A professora ressalta que a fruta é uma fonte de energia instantânea, graças à sua alta concentração de carboidratos naturais. “É por isso que muitos atletas e praticantes de atividade física incluem o açaí em suas dietas pré e pós-treino, para fornecer um impulso de energia rápido e duradouro”.
“Lembrando que muitas pessoas optem por adicionar leite condensado, leite em pó ou chocolate, é importante notar que esses complementos podem tornar a refeição mais calórica e menos nutritiva. Vale ressaltar também que, precisamos observar os rótulos do açaí que compramos para consumo, pois muitos deles vem adicionado de açúcares, xaropes, corantes e afins. Portanto, não é recomendado consumir o açaí diariamente com todos esses ingredientes complementares, nem se eles vierem com esses adicionais na composição”, finaliza Flávia.
Você pode gostar
-
Nutricionista faz alerta para o consumo de isotônicos
-
Dietas de redes sociais: Especialista expõe os riscos de indicações generalizadas na internet e defende o cuidado individualizado para emagrecimento
-
Batata-Doce ou Batata-Inglesa: Qual é a Melhor para Emagrecer?
-
7 Alimentos que Potencializam o Desempenho nos Treinos
-
Transforme sua noite em energia: como a refeição noturna afeta seu treino matinal