Como um profissional de Educação Física pode ajudar a melhorar seu dia-a-dia

Cuidados como melhora da postura e atenção em tarefas diárias são algumas das orientações dos profissionais da Smart Fit

No dia 1º de setembro é celebrado o Dia do Profissional de Educação Física, uma data dedicada a homenagear aqueles que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio da atividade física. Esses profissionais têm a responsabilidade de orientar, instruir e motivar indivíduos de todas as idades a adotarem um estilo de vida ativo e saudável. Os membros da equipe técnica da Smart Fit, Lucas Farias e Bruno Santos da Silva, elencaram cinco dicas fundamentais para o dia a dia e para a rotina de treinos.

  1. Cuidado com sua postura

A ausência da prática da atividade física habitual pode propiciar o aparecimento de alterações posturais, como:  desalinhamento da coluna, assimetria entre os membros inferiores e superiores, entre outros. Dessa forma, a prática regular de atividade física, orientada por um profissional de Educação Física, pode contribuir para uma melhor qualidade de vida em questões cotidianas da vida garantindo uma qualidade postural das pessoas. 

Gestos simples, como caminhar corretamente sem sobrecarga postural em nenhuma região do corpo ou sentar e levantar-se com forças iguais entre os membros e músculos, faz uma grande diferença na qualidade de vida.

  1. Atenção em tarefas diárias

Muitos não percebem, mas há tarefas que exigem uma condição cardiorrespiratória, como limpar a casa, subir e descer escadas. Outras atividades domésticas exigem força muscular, como levantar algo mais pesado do chão, seja um descarte de lixo ou carregar uma caixa. Há momentos em que a flexibilidade é necessária, como se abaixar para pegar algum objeto ou se esticar para alcançar locais mais altos.

Um profissional de Educação Física pode ajudar com protocolos de treinamento que trabalhem a aptidão física da pessoa como: resistência cardiorrespiratória, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

  1. Como organizar rotina de treinos

É necessário estabelecer um objetivo/meta para ser alcançado. Sem esse ponto, é muito fácil desistir. O profissional de Educação Física pode auxiliar a estabelecer metas atingíveis e de curto prazo que ajudam a motivar o indivíduo a cada conquista, com isso ele irá “curtindo” o processo até seu objetivo maior.

  1. Rotina de treinos nas férias

O primeiro passo é a pessoa entrar em contato com o profissional que lhe auxilia e, juntos, programarem as atividades que poderão ser feitas durante este período. O local das férias é importante para que o treinador saiba como prescrever as atividades da melhor forma possível de acordo com os objetivos desejados. 

O profissional de Educação Física precisa conscientizar o seu aluno da importância de realizar alguma atividade física durante o período de descanso do trabalho. O mais importante é não parar de se exercitar. 

  1. Sair da mesmice em seus treinos

O profissional de Educação Física pode trabalhar diferentes protocolos, usar métodos de intensificação, trocar os treinos dentro de um padrão mínimo de adaptação, variar as combinações de musculaturas por dia, diversificar ambientes e horários do exercício, focar em todas as capacidades físicas e mostrar os resultados para motivar as pessoas. Variar o treino é importante para garantir a prática de atividade física das pessoas, treinos sem variações causam desmotivação e comprometem a assiduidade dos alunos.

Confira abaixo e no link um treino que a Smart Fit preparou para comemorar o dia do Profissional de Educação Física: 

TREINO

AQUECIMENTO – 1 série | 20rep | sem pausa
Agachamento
Abdominal completo
Mobilidade de tronco

PARTE PRINCIPAL – circuito 3 séries | 10 a 15 repet | 45 intervalo
Agachamento sumo
Elevação pélvica
Abdominal infra
Remada curvada aberta
Supino com halter
Hipertensão lombar

VOLTA A CALMA – 1 série | 30s | sem pausa
Alongamento de posterior
Alongamento de pescoço

Posso ajudar?