Como o clima do outono impacta sua corrida e o que considerar na hora de escolher o tênis ideal

Com temperaturas amenas e ar seco, a estação oferece um novo ritmo para quem corre e a Saucony Brasil explica os impactos no desempenho traz dicas para essa época do ano.

Com a chegada do outono, os corredores encontram uma nova paisagem para treinar: temperaturas mais baixas, menos umidade e, em contrapartida, ar seco e maior instabilidade nos terrenos. Se por um lado o clima favorece a resistência e reduz o estresse térmico, por outro exige mais atenção com as articulações e, principalmente, com o tênis escolhido. Segundo a médica do esporte e ortopedista, Ana Paula Simões, a estação do ano pode sim impactar o treino e a escolha do tênis pode auxiliar no rendimento.

O amortecimento e a dissipação de impacto são fundamentais para reduzir o estresse articular e minimizar o risco de lesões por sobrecarga. Além disso, a distribuição de pressão plantar foi projetada para favorecer a adaptação à pisada, evitando picos de pressão que poderiam causar lesões. E um dos aspectos mais interessantes é o equilíbrio entre flexibilidade e rigidez: a combinação de materiais e a placa presente no modelo influenciam diretamente na eficiência biomecânica, sem comprometer a adaptação muscular. Um tênis que não só melhora o desempenho, mas também protege quem corre.” relata, Dra. Ana Paula Simões, médica do esporte e ortopedista.

A escolha do calçado certo é mais do que um detalhe, um fator decisivo para o bem-estar e a performance. Cada modelo da Saucony atende a uma demanda específica, e entender essas necessidades é o primeiro passo para uma corrida mais segura e prazerosa”, afirma a René Blancaire, Diretor Operacional da Saucony Brasil.

Superfícies instáveis pedem tração e segurança

Parques e ruas com folhas secas ou umidade acumulada podem se tornar armadilhas para escorregões e torções. Para esses casos, é fundamental contar com um tênis que ofereça aderência sólida e tração em diferentes tipos de piso. Uma ótima escolha é o Ride 17, com espuma de baixa densidade, ele proporciona leveza, uma pisada mais macia e um toque extra de responsividade em relação aos modelos anteriores. Além disso, o novo solado, agora quase totalmente coberto por borracha, oferece mais durabilidade e aderência, aumentando a segurança e a vida útil do calçado.

#DicaSaucony: em terrenos irregulares, reduza levemente o ritmo e aumente a atenção à pisada, isso evita lesões e melhora a eficiência do treino.


Para quem mantém o ritmo forte, o equipamento precisa acompanhar


Mesmo no outono, muitos corredores seguem com foco em performance e velocidade. Para isso, é importante que o tênis favoreça a propulsão, sem abrir mão do conforto e da proteção. O Endorphin Speed 4, traz placa de nylon e tecnologia SPEEDROLL, que proporcionam uma passada mais dinâmica, ideal para treinos de ritmo, provas curtas ou médias distâncias.

#DicaSaucony: aproveite o clima ameno para testar treinos intervalados. Eles desenvolvem velocidade e ajudam a manter o condicionamento em alta.


Clima ameno ajuda no rendimento, mas exige atenção às articulações


Com menos calor, o corpo sofre menos risco de superaquecimento. Isso permite manter ritmos mais intensos por mais tempo. No entanto, os músculos e articulações demoram mais a aquecer, aumentando o risco de sobrecarga. Por isso, é importante apostar em tênis com bom sistema de amortecimento, como o modelo Triumph 21, que entrega maciez e proteção por meio da tecnologia PWRRUN+ — ideal para treinos mais longos ou dias em que o corpo precisa de mais suporte.

#DicaSaucony: faça exercícios de mobilidade antes de sair e inclua os 10 primeiros minutos do treino em ritmo leve, como parte do aquecimento.


Ar seco impacta na respiração e na temperatura dos pés

Outra característica do outono é a baixa umidade do ar. Isso pode afetar tanto a respiração quanto a transpiração dos pés, que precisam de conforto térmico sem abafar. Modelos com cabedal respirável, mas que também ofereçam leveza e ajuste eficiente, fazem toda a diferença. O Saucony Kinvara 14, com sua malha altamente ventilada e estrutura minimalista, é uma ótima escolha para quem busca fluidez e conforto térmico durante os treinos na meia-estação.

#DicaSaucony: mesmo nos dias frios, mantenha a hidratação. O ar seco acelera a perda de líquidos e pode prejudicar seu rendimento.


Os modelos estão disponíveis para compra no site oficial da marca www.sauconybrasil.com.br ou em lojas parcerias.