Cinco benefícios da musculação para amantes da corrida de rua ou indoor

Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym, exalta a importância do treino de fortalecimento muscular para quem corre

A musculação é, muitas vezes, associada ao ganho de força e estética, mas, para corredores, ela exerce um papel fundamental no desempenho e na prevenção de lesões. Cada vez mais, especialistas em treinamento esportivo recomendam a inclusão de exercícios de musculação na rotina dos corredores, sejam eles amadores ou profissionais. Lucas Meireles, coordenador do Tonus Gym, estúdio focado em musculação diferente do oferecido pelas academias tradicionais, comenta que integrar o treino de musculação à rotina de corredores tem inúmeras vantagens que auxiliam a obter um melhor desempenho na hora de correr. “Entre os benefícios, podemos citar a prevenção de lesões, melhora da postura e biomecânica, aumento da força e potência, equilíbrio muscular, economia de energia na corrida, mais estabilidade e controle do corpo, aumento da resistência muscular e recuperação mais eficiente”, explica.
 

O fortalecimento muscular é um dos treinos mais importantes para os corredores, uma vez que, por meio dos treinos de força, os atletas conseguem correr de maneira mais eficiente e economizar energia durante o trajeto. Além disso, Lucas compartilhou cinco benefícios que a musculação entrega para os corredores. Confira, abaixo, quais são elas:
 

1. Proteger de lesões

Com a regularidade nos treinos de força, o corpo se adapta aos movimentos e se prepara para trabalhar de forma ininterrupta, como acontece nas maratonas ou corridas de rua. “Durante a musculação, com a divisão dos blocos de treinos, é possível preparar o corpo para aguentar o esforço contínuo de forma que o corpo não sofra desgastes desnecessários”, comenta Lucas.
 

2. Melhora do desempenho

Da mesma forma que a rotina de treino de força previne desgastes desnecessários do corpo, Lucas explica que a combinação de força, resistência e boa biomecânica cria uma base sólida para tirar o melhor do indivíduo e para que ele usufrua do esporte da melhor maneira, alcançando melhores resultados.

3. Melhora do alinhamento corporal

“Fortalecer músculos posturais, como o core (abdômen e lombar), melhora o alinhamento do corpo durante a corrida, trazendo uma técnica mais eficiente e menos desgastante. Consequentemente, também ajuda a reduzir o impacto nas articulações. Isso ocorre porque o treinamento de força específico trabalha músculos que sustentam o corpo e corrigem desequilíbrios musculares, levando a uma corrida mais eficiente e segura”, complementa o coordenador da marca.
 

4. Recuperação muscular

A musculação pode ter um papel fundamental na recuperação muscular após treinos intensos ou competições de corrida por meio de vários mecanismos. “Entre os benefícios, podemos citar o fortalecimento dos músculos e a melhora da circulação sanguínea neles, que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para áreas mais exigidas, e estimulação da síntese de proteínas, um processo em que o corpo repara e reconstrói fibras musculares danificadas”, reforça.
 

5. Aumento da velocidade

“Quando o corredor pratica o treinamento de força de forma específica, em que o treino tem um estímulo de resistência por um determinado período, ele terá também o aumento da capacidade de correr distâncias maiores com eficiência ou de correr mais rápido. Porém, para que isso ocorra de forma saudável e com resultados, é essencial equilibrar e planejar os dois tipos de treino de forma inteligente”, complementa o coordenador.
 

Lucas ainda reforça a importância de adaptar a rotina de treinos de musculação à de treinos de corridas. “A frequência do treino de musculação para corredores depende da experiência, dos objetivos (distância ou velocidade) e do período de treinamento em que ele se encontra, sendo base, competição ou recuperação”, comenta. “A sugestão é de que iniciantes treinem duas vezes por semana, com foco em exercícios compostos e de fortalecimento de core, intermediários de duas a três vezes por semana, com foco em exercícios funcionais, que melhoram a biomecânica da corrida e ajudam na prevenção de lesões e, para os avançados ou competitivos, de uma a duas vezes com foco em manutenção da força adquirida, prevenção de lesões e melhora da explosão e potência para aumentar a performance”, finaliza Lucas Meireles.

Posso ajudar?