Atletas brasileiros buscam novos recordes na Tokyo Speed Race, corrida de rua exclusiva da ASICS em parceria com a World Athletics

Johnatas Cruz e Nubia Oliveira representam o Brasil em prova que reúne a elite mundial nas ruas de Tóquio

No sábado, 3 de maio, as ruas de Tóquio serão palco de um evento especial que promete celebrar a velocidade e a confiança no coração do Japão: a Tokyo : Speed : Race, corrida organizada pela ASICS em parceria com a World Athletics. Entre os destaques da elite internacional que participarão da prova estão os brasileiros Johnatas Cruz, campeão da Maratona de Porto Alegre no último domingo; eNubia Oliveiracampeã dos 10.000 metros no Campeonato Sul-Americano Adulto, no último dia 25 de abril, na Argentina. Ambos viajam ao Japão com um objetivo claro: bater seus recordes pessoais nas distâncias de 10K.

O evento acontecerá em um percurso plano e veloz ao redor do Estádio Nacional do Japão – sede do próximo Campeonato Mundial de Atletismo Tóquio 25. A expectativa é de quebra de marcas mundiais, nacionais e individuais, tanto entre os atletas profissionais quanto entre os cerca de 2.750 corredores amadores que participarão de provas de 5K, revezamento de meia maratona, corrida familiar de 1K e desafios voltados para crianças e pessoas com deficiência auditiva, organizados pelos Deaflympics.

“A expectativa é buscar meu recorde pessoal nos 10K, que é 34.06.56, e, acima de tudo, aproveitar cada momento dessa vivência incrível. Estou muito feliz e animada por ter a chance de conhecer um novo país e viver essa experiência única no Japão”, afirma Nubia Oliveira. Para Johnatas Cruz, o momento também é especial: “Quero fazer uma grande prova, bater meu recorde pessoal nos 10K (29:05:00) e aproveitar para conhecer Tóquio, uma cidade que sempre admirei. Estou empolgado com a oportunidade de correr entre grandes atletas e viver uma experiência que vai marcar minha carreira.”

Tokyo : Speed : Race marca também o lançamento oficial dos novos tênis de corrida da ASICS, que combinam design centrado no ser humano, ciência biomecânica e inovação para elevar a performance dos corredores. A marca japonesa foi fundada com o propósito de cultivar uma “Mente Sã em um Corpo São” por meio do movimento – e é esse espírito que inspira a corrida. A sensação de confiança que vem ao tentar correr mais rápido do que nunca é incomparável, e a ASICS está animada para celebrar isso com seus corredores e ver quais recordes poderão ser alcançados.

Tokyo : Speed : Race será transmitida ao vivo a partir das 07h (horário de Brasília) pelo canal da World Athletics no YouTube, permitindo que fãs do mundo todo acompanhem gratuitamente. É a chance de o público brasileiro acompanhar de perto seus representantes buscando novos feitos no cenário mundial da corrida.

“Estamos entusiasmados em receber nossos atletas para a Tokyo : Speed : Race, e desejamos boa sorte a todos os participantes. Após uma organização cuidadosa, acreditamos que oferecemos as melhores condições para que os corredores vivenciem novos níveis de velocidade, aproveitando o poder das últimas inovações da ASICS. Desde 1949, a ASICS desenvolve produtos que fazem bem para o corpo e para a mente, e essas novas inovações são a prova definitiva do nosso foco constante em design centrado no ser humano, ciência biomecânica e décadas de inovação contínua.”, declarou Yasuhito Hirota, Presidente do Conselho da ASICS Corporation.

Sobre Johnatas Cruz

Johnatas De Oliveira Cruz é um dos principais maratonistas do Brasil. No final de 2024, ele foi o brasileiro mais bem colocado, ficando no quarto lugar, na São Silvestre, corrida de rua mais famosa do Brasil. Em 2023, ele conquistou o título sul-americano de meia maratona, na Bolívia, com 1:04:41. No mesmo ano, foi o melhor brasileiro na Maratona de Sevilha com 2:12:14.

Sobre Nubia Oliveira

Nubia é uma das principais maratonistas brasileiras. Em 2024, conquistou o ouro nos 10.000m no Campeonato Sul-Americano Sub-23, na Colômbia; o ouro nos 10.000m no Troféu Brasil, principal campeonato da categoria no país, com o recorde pessoal de 34:10; e o bronze nos 10km no Campeonato Sul-Americano de Cross-Country, em El Salvador. No final do ano, foi a brasileira mais bem colocada, terminando em terceiro lugar, na São Silvestre.

Para mais informações, visite: Link