Nós, os seres humanos, somos um universo que abriga milhares de seres vivos. O nosso ecossistema possui espaço para que cada um desses seres desempenhe seu papel e assim, formar uma cadeia que mantém o corpo e todo esse sistema saudável. É o que chamamos de microbioma: bactérias, fungos, vírus e outros micróbios que abrigamos em nossos órgãos e tecidos de maneira equilibrada, ajudando em diversas funções vitais. Vale destacar ainda que apenas a metade das células do nosso corpo são humanas, enquanto a outra metade são microrganismos. Por isso, o microbioma é tão importante na composição de todo processo do nosso equilíbrio, e tão determinante na nossa saúde.
Além do intestino em si, nosso microbioma intestinal também é responsável pela absorção dos nutrientes dos alimentos. Não é à toa que as bactérias são imperativas para uma vida saudável. E até nosso humor também está atrelado à saúde dessa parte do corpo. Por exemplo, o intestino interfere até no nosso estado de felicidade, e não somente pelo prazer do ato de comer. Essa relação é intrinsecamente ligada à produção da serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Ela está concentrada em 90% no intestino, que tem seu próprio sistema nervoso autônomo, com uma rede de 100 milhões de neurônios, que por sua vez, liberam os neurotransmissores. Daí ele ser chamado de nosso “segundo cérebro”.
Cerca de 80% das doenças se originam no intestino, e já é comprovado que várias delas podem surgir ou se agravar devido ao desequilíbrio do nosso microbioma (disbiose). A alimentação moderna, com tantos açúcares, refinados, óleos vegetais e químicos de todos os tipos, contribui imensamente para o agravamento desse quadro.
Por isso, um intestino regulado proporciona bom humor e bem-estar. E a Mahta, empresa da qual sou sócio, foi buscar na Amazônia, o bioma mais biodiverso do mundo, ingredientes puros e altamente nutritivos para cuidar tanto das suas células quanto do seu microbioma.
O Superfoods em Pó, alimento que criamos, agrega 15 superalimentos do bioma amazônico. Ele tem como princípio garantir uma alimentação saudável e que ajuda a manter o microbioma intestinal sempre regulado. Toda sua produção é baseada em potencializar a biologia individual de cada pessoa, com ingredientes ricos, puros e biodiversos.
A proposta da Mahta é de desenvolver alimentos focados, além do microbioma humano, também no macrobioma da Amazônia, fomentando a regeneração de suas áreas e das famílias envolvidas no cultivo e colheita dos nossos ingredientes.
Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer o que oferecemos, que é uma visão que engloba a regeneração do corpo e mente, além de termos o compromisso de garantir a vida em todo seu ciclo, desde a preservação total do solo até a regeneração efetiva da Amazônia.
Um abraço a todos!
Artigo escrito por Edgard Calfat, co-fundador da Mahta, startup de foodtech brasileira de superalimento em pó. Edgard é formado em Negócios Internacionais e Comércio Exterior na Universidade Presbiteriana Mackenzie com certificação em Ciência Nutricional pela Stanford University School of Medicine.
Você pode gostar
-
Nutricionista faz alerta para o consumo de isotônicos
-
Dietas de redes sociais: Especialista expõe os riscos de indicações generalizadas na internet e defende o cuidado individualizado para emagrecimento
-
Batata-Doce ou Batata-Inglesa: Qual é a Melhor para Emagrecer?
-
7 Alimentos que Potencializam o Desempenho nos Treinos
-
Transforme sua noite em energia: como a refeição noturna afeta seu treino matinal