Com a proximidade das festas de fim de ano a preocupação é sempre a mesma, como manter a dieta nessa época? São reuniões, confraternizações, amigos secretos, happy hour, ceia de Natal e Réveillon e, tudo isso, regado a muita comida. No período, ainda, se observa um aumento do consumo de bebidas alcoólicas e uma redução na prática de exercícios físicos.
A mudança de rotina, em decorrência das comemorações, pode comprometer a alimentação de qualidade, por isso, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Santo Amaro (Unisa), Juliana Tieko Kato, explica como sobreviver a essa época do ano temida por muitos. “É importante celebrar e a comida faz parte deste momento e não deve ser percebida como um sabotador ou muito menos inimiga de uma alimentação saudável”, comenta a nutricionista.
Para aproveita o momento de celebração, Juliana elencou algumas dicas para aliar uma alimentação prazerosa e saudável, como:
Nas confraternizações em restaurantes evite o serviço de rodízio. “Ataque a primeira pedra, quem nunca saiu do restaurante, sentido que comeu mais do que o necessário” “Há uma sensação de permissividade, onde vou me permitir comer tudo que posso”, pontua Tieko. Outra recomendação da nutricionista é aproveitar a companhia das pessoas que estão presentes nos momentos das refeições. “Não tenha pressa, coma devagar e saboreie os alimentos, isso também ajuda na sensação de saciedade”, completa a especialista.
Para aqueles que vão participar de reuniões ou as ceias em casa, a dica de ouro é planejar. Ela recomenda pensar com cuidado no cardápio que irá preparar, optar por pratos variados, desde os mais leves até aqueles que você não abre mão de fazer nesta época. Ela indica usar a criatividade para fazer receitas fora do convencional, como inserir mais alimentos in natura nas refeições. Calcular uma quantidade de comida proporcional ao número de convidados, assim evita as sobras de um dia para o outro e o desperdício.
No cardápio das sobremesas prefira aquelas que levam frutas em seu preparo. Cuidado com o pensamento: já que para aproveitar para comer tudo que posso e amanhã compenso. Observe também as opções de pratos, e com base nisso, escolha a que mais lhe agrada, e evite experimentar um pouco de cada.
Atenção para o horário das refeições, nesta época é comum a alteração na rotina alimentar, fique atento para não ficar longos períodos sem comer. Não descuide do consumo de água e não vá aos eventos com fome. Procure fazer apenas um prato, não se sirva a todo momento. Por fim, cuidado com as bebidas alcóolicas, lembre-se que elas também são calóricas e algumas são acrescidas de açúcar. Estabeleça um limite.
Você pode gostar
-
Nutricionista faz alerta para o consumo de isotônicos
-
Dietas de redes sociais: Especialista expõe os riscos de indicações generalizadas na internet e defende o cuidado individualizado para emagrecimento
-
Batata-Doce ou Batata-Inglesa: Qual é a Melhor para Emagrecer?
-
7 Alimentos que Potencializam o Desempenho nos Treinos
-
Transforme sua noite em energia: como a refeição noturna afeta seu treino matinal