Campeonatos de bocha, cipó e o passeio ciclístico serão realizados paralelamente ao festival gastronômico, que acontece entre 1 e 4 de junho deste ano.
Muita gente não sabe, mas o Festival Italiano de Nova Veneza não se resume apenas em boa gastronomia e apresentações culturais. Durante o evento, realizado na cidade goiana, que fica a apenas 39 quilômetros de Goiânia, o esporte também tem espaço. Estão previstas competições de bocha, esporte que se originou na Itália, e de cipó, um jogo de cartas muito comum entre os descendentes italianos na cidade. Outra atração será o passeio ciclístico. A 17ª edição da festividade, que ocorre entre 1 e 4 de junho.
Passeio Ciclístico
No sábado, 3 de junho, acontece a segunda edição do passeio ciclístico, no sábado, dia 03 de junho. A partir das 06h da manhã, começa a concentração dos ciclistas na Praça Matriz, onde será servido um café da manhã aos participantes. Com saída agendada para 7h, o passeio contempla um circuito pelas ruas da cidade e algumas fazendas da região, com 30 quilômetros de distância. “Será uma oportunidade de conhecer mais a nossa região”, diz o organizador do passeio, Reginaldo Quintino.Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 01 de junho, pelo link https://forms.gle/zN2ihrksL62HJYXGA . O ingresso é social, apenas um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para comunidades carentes da cidade.
Campeonato de Bocha
O Campeonato de Bocha também acontecerá no sábado,3 de junho, a partir das 13 horas no Clube Recreativo, com disputa de duplas e individual. Os interessados poderão se inscrever no dia de cada torneio, pois o sorteio e tabela de jogos serão feitas um pouco antes do início. Todos os ganhadores, do primeiro ao terceiro lugar de cada modalidade, receberão troféus.
Já a bocha, mais conhecida, é um esporte de precisão disputado em quadras de superfície lisa a partir do lançamento de bolas (bochas) de madeira ou resina sintética em um alvo: uma bola menor chamada de bolim. Há indícios de que essa modalidade tenha sido praticada originalmente como passatempo na Grécia e no Egito Antigo, vindo a se tornar um esporte na Itália, durante o Império Romano. A prática italiana, chamada de “bocce”, consistia em um jogo similar ao boliche, porém, praticado em campo gramado. Com a expansão do exército romano, a modalidade foi difundida pela Europa. Na América do Sul o esporte chegou pelas mãos dos imigrantes italianos.
Em 1943 a modalidade foi reconhecida como esporte pela Confederação Brasileira de Desporto (CBD). Em 1970 o esporte também começou a ser praticado no país na modalidade paralímpica, sendo disputado por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
O Secretário de Esporte do município, Haroldo Braz Resende, é um apaixonado pela modalidade. “Fui jogador de bocha em algumas das edições anteriores, atualmente como secretário, vejo a necessidade das modalidades continuarem pois trazem a valorização da cultura italiana, existente em nossa cidade,” explica. Em Nova Veneza, o esporte é praticado pela população mais velha, que vem mantendo essa tradição.
Um deles é o caminhoneiro aposentado e descendente de italiano, Fernando Rosa, 85 anos. “ Minha raiz, minha cultura, o amor a minha descendência fez com que me tornasse um bom jogador. O jogo me faz lembrar de meus pais, das reuniões de família, de toda aquela alegria que os italianos deixaram de herança”, conta o aposentado.
Campeonato de Cipó
O Campeonato de Cipó será no domingo (4), a partir das 9 horas, na tenda principal do Festival, sendo uma competição individual. O jogo de cartas é feito com um baralho de 40 cartas, sendo que cada participante inicia com oito delas. Ele pode ser disputado entre cinco e sete pessoas que podem jogar individualmente ou com um parceiro, quando se precisa da ajuda de alguém para seguir na partida – daí os nomes, pois é preciso ‘escorar’ em alguém ou ficar pendurado como em um cipó. A cada rodada é preciso fazer 18 pontos para ganhar.
O Elcimar Bosco, de 58 anos, é um dos jogadores de cipó em Nova Veneza e já participou de vários campeonatos durante o festival gastronômico. “É um jogo dinâmico e relaxante, mas é preciso ser bom em matemática, pois fazemos conta o tempo todo. Além disso, é bom jogar entre amigos, pois trocam-se muito os parceiros”, afirma ele, lembrando que antes da pandemia os jogadores da cidade faziam um encontro semanal para jogar, mas esse hábito ainda não foi retomado.
*Sobre o Festival*
Com o tema “Uma Itália em Nova Veneza”, a 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza se enquadra no patamar dos grandes festivais do Brasil. A festa foi criada para valorizar a história da cidade, formada por colonos italianos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos.
Com acesso gratuito para a população, o Festival contará com uma ampla programação dedicada à cultura italiana com muita música, apresentações artísticas, gastronomia e muito mais. No total são 55 expositores nas áreas de artesanato, comida e bebida. Além disso, há dois restaurantes e a Cantina da Nonna servindo os visitantes. Só a Cozinha da Nonna, que é a cozinha oficial do evento, 60 cozinheiras estarão envolvidas na preparação de cerca de 20 mil porções do cardápio com 20 opções.
O evento é uma realização da Prefeitura de Nova Veneza GO, com patrocínio da Equatorial Energia por meio da Lei de Incentivo à Cultura/Goyazes. Tem também apoio da Câmara Municipal da cidade, SEBRAE Goiás, Deputado Estadual Bruno Peixoto, Assembleia Legislativa de Goiás, Secretaria de Estado da Cultura e Governo de Goiás, e parceria com o SESC-GO.O evento também conta com mais empresas patrocinadoras, que são: Bonare, Galo, Di-Cheff, Renata, Boua, Ludmila Balduino Corretora de Imóveis, Quinta do Morgado, Ríboli Representações, BM Construtora, SSA Alimentos, Super Frango, Rold Telecom, Ana Paula Bosco Studio, Studio’S Estética e Beleza, e Sofia Tranças.
Você pode gostar
Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
Eco Run conta com etapa especial no Rio de Janeiro, assinada pela TotalEnergies
Corredora de Sorocaba inicia trajetória na modalidade por influência da Sorocaba Speed Run Full Life
50 anos, 50 corridas, 50 celebrações: Olympikus desembarca na Paraíba como marca esportiva oficial da Maratona de João Pessoa
Maratona Internacional de Porto Alegre vai ultrapassar os 20 mil atletas em sua histórica 40ª edição