A prática de atividades físicas, seja ela de alta performance ou não, faz bem não apenas ao corpo como também à saúde mental, uma vez que ajuda a diminuir os níveis de substâncias causadoras de stress, ansiedade, depressão dentre outros e é indicada para todas as pessoas pelos inúmeros benefícios para o organismo como um todo.
Durante o período de pandemia, muitas pessoas deixaram de frequentar academias, clubes e treinos no geral, mas agora com a melhora na situação, muitos estão retomando a rotina esportiva. Por essa razão e tendo em mente o desafio da volta aos exercícios físicos e pensando em potencializar os treinos, separamos 7 dicas que podem ajudar na rotina de treinamento e fazer muita diferença.
- Conforto
Estar confortável para a hora do treino é essencial. Por isso, a escolha da roupa e acessórios apropriados para o tipo de treino escolhido é fundamental. Nesse cenário, as lentes de contato são apresentadas aqui como uma excelente possibilidade e opção versátil e completa para ser adaptada para corrigir o problema de cada pessoa – ou seja, atendem as necessidades para diversos “graus”. Elas são consideradas excelentes opção, pois, além de ajudarem na correção ocular, elas proporcionam comodidade e liberdade de movimento. Outro ponto importante em relação às lentes é que já existem modelos que trazem além de conforto imbatível, controle da luz, proteção UV que bloqueia 100% da radiação UVB e mais de 99% da radiação UVA, filtro de luz azul que bloqueia até 55% da luz azul em ambientes externos e 15% em ambientes internos, redução do impacto da claridade intensa, melhora visão noturna e contraste das cores, como a ACUVUE® OASYS com Transitions™.
“O uso de lentes de contato no momento da prática esportiva auxilia na liberdade de movimentos, no aumento do campo de visão e na segurança do atleta, seja ele amador ou profissional. Outro ponto importante é que lentes de contato são mais resistentes às alterações do clima e do ambiente; não embaçam como as lentes dos óculos, por exemplo”, refere a oftalmologista Dra. Debora Sivuchin.
- Estabeleça um objetivo e foque nele
Estabelecer um objetivo a ser alcançado é muito importante na hora de treinar, uma vez que é por meio dele que a rotina de treinos e exercícios será feita. Por essa razão, escolha um e foque nele!
- Diversifique
Variar os estímulos durante o treino ajuda a reduzir o cansaço e aumenta o seu rendimento, o que poderá facilitar o aparecimento dos resultados de forma mais rápida.
- Alimentação
Ter uma alimentação correta é muito importante! Nosso corpo é como um carro que precisa de combustível e sem o combustível adequado (comidas como fast food, doces, dentre outros) ou zero combustível o carro não vai andar e apresentará problemas. Procure um nutricionista para auxiliar nessa fase.
- Hidrate-se
Tomar água durante o dia a dia é fundamental para manter o funcionamento do corpo de forma saudável. O correto e recomendado é o consumo de 2 a 2,5 litros de água por dia para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento do organismo.
- Local
Escolha um lugar para praticar seus treinos perto de você, do seu trabalho ou da sua faculdade (trajetos que você costuma fazer no dia a dia). Optar por lugares muito distantes ou fora de mão trazem mais chances de deixar com aquela preguiça de ir treinar e não comparecer aos treinos.
- Constância
Para alcançar os objetivos e ver resultados é primordial ter constância nos treinos, ou seja, dedique sempre um tempo para cuidar de você e do seu corpo.
Você pode gostar
-
Novos heatmaps do Strava promovem mais segurança para quem treina ao anoitecer
-
Transforme seus exercícios em benefícios com o Spoint!
-
Cinco benefícios da musculação para amantes da corrida de rua ou indoor
-
Dicas Essenciais para Correr na Praia: Preparação para os 21K Costa dos Milagres
-
Às vésperas do Dia das Mães, conheça os benefícios de treinar em família