O Planeta Run 2025 terá uma edição especial na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó/SP, um cenário que conquistou os amantes desta modalidade esportiva nas etapas anteriores do Planeta Run Series. A prova será realizada no dia 21 de setembro e terá um novo percurso com 7,7 km para corredores iniciantes e de nível avançado. A largada está marcada para as 7h30 da manhã.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 10 de setembro ou enquanto houver vagas, no site planetarun.com.br. Na página é possível consultar o regulamento e o valor da inscrição.
A idade mínima para participar do Planeta Run é de 16 anos e as inscrições também estão disponíveis para os atletas PCD (portadores de necessidades especiais), de forma individual ou em equipes.
O evento é realizado pela Construtora Planeta, que tem o esporte em seu DNA e há muitos anos incentiva a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. “A Planeta Run não é só uma corrida, é uma verdadeira celebração da vida saudável. Temos o esporte no DNA da empresa, por isso, nosso maior objetivo com esses eventos é promover a corrida de rua. Já tivemos mais de 9 mil corredores participando e convidamos mais uma vez todos os atletas a se inscreverem nessa festa do esporte, que terá agora uma edição exclusiva com um novo percurso”, comenta Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
A corrida
O local escolhido para o Planeta Run 2025 é uma atração à parte: a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, do Ministério do Meio Ambiente, mas que também tem ligação com o esporte, com suas trilhas para corrida, caminhada e ciclismo. “A antiga Fazenda Ipanema abriga construções históricas e tem uma paisagem exuberante. Então, certamente as belezas naturais vão motivar ainda mais os atletas. A Flona costuma ter praticantes de trilhas ou piqueniques ao ar livre, mas desta vez a adrenalina da corrida vai contagiar todos os visitantes”, comenta Ricardo.
A largada da prova, que terá subidas e descidas no piso de terra e grama, será ao lado da Casa das Armas Brancas, uma importante edificação que foi construída entre 1879 e 1886, e que hoje faz parte do roteiro para visitação.
Receberão troféus do 1º ao 3º colocado na categoria geral feminina e masculina, e nas demais categorias divididas por faixa etária. Também serão premiados os primeiros colocados nas categorias PCD, assessorias e empresas.
A Flona
Sede da antiga Fazenda Ipanema, em Iperó, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona) é uma área com 5.069,73 hectares. O local abriga construções de diversos períodos da história da siderurgia brasileira, a partir do século XVI, que contribuíram para a origem de várias cidades da região de Sorocaba e o desenvolvimento do Brasil. Na década de 1860, a Flona recebeu visitas de Dom Pedro II.
É hoje um dos maiores ecossistemas de Mata Atlântica existentes do interior do Estado de São Paulo e a unidade de conservação recebe visitantes, que podem percorrer trilhas destinadas à prática esportiva. O público pode ainda observar a vida silvestre, áreas florestais e reunir a família para sessões de fotos e piqueniques – muito comuns aos finais de semana.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 63 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind 2024, do Instituto Ipeso, bem como o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Tem entre as suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação. Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e à sustentabilidade. A Planeta é a 31ª maior construtora do país, de acordo com o ranking de 2025 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.
É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, vencedor do Prêmio Master Imobiliário 2024, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.
Você pode gostar
Centauro Desbrava 2025 expande circuito de corridas de rua para 20 etapas em todo Brasil
Maratona do Rio 2025 esgota todas as inscrições e bate recorde de público com 60 mil corredores
Wings for Life World Run 2025 reúne 310.719 em todo o mundo e arrecada €8,6 milhões para pesquisas sobre lesão medular
Segunda edição da Sorocaba Speed Run Full Life reúne mais de mil atletas da região
Atletas brasileiros buscam novos recordes na Tokyo Speed Race, corrida de rua exclusiva da ASICS em parceria com a World Athletics