A Ilha da Magia será cenário de um espetáculo esportivo neste sábado (26), com a realização da 28ª edição do Revezamento Volta à Ilha. Considerada a maior corrida de revezamento por equipes da América Latina, o evento terá sua maior edição nos últimos anos, reunindo 4 mil atletas para encararem os 140 km de percurso ao redor da ilha de Florianópolis. Trilhas, praias, dunas, montanhas e mata atlântica compõem o cenário que une superação, trabalho em equipe e as belezas naturais da capital catarinense.
Com a assinatura da Eco Running, uma das corridas mais desejadas do país e tradicionais no calendário da modalidade no Brasil conta com equipes de todas as regiões do país. Elas estão em grupos com dois, quatro, oito e de até 15 atletas, espalhadas por mais de 10 categorias. As largadas serão na arena montada em frente ao Trapiche da Beira-Mar Norte de Florianópolis, e começam às 4h10 e vão até às 7h30, conforme categorias das equipes. A partir do local começa o desafio de percorrer os 140 km do percurso por praias, trilhas, cantos e encantos da Ilha da Magia.
“Estamos muito felizes em realizar mais uma edição do Revezamento Volta à Ilha, um evento que se consolida a cada ano entre os mais emblemáticos do calendário de grandes corridas do Brasil. Esta será a maior edição dos últimos tempos, reunindo 4 mil atletas para vivenciar os desafios em meio às belezas únicas da nossa Ilha da Magia. Ainda que tenhamos tantas edições realizadas até aqui, será novamente muito emocionante, porque cada uma delas é inspiração para seguirmos com esse evento tão importante para a modalidade e para muitos atletas de todo o país”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running.
A partir da largada, as mais de 350 equipes encaram 140 km divididos em 19 trechos, em que há o revezamento de atletas para seguir o trajeto. Da Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis, os corredores seguem até as praias do norte da ilha. De lá, o trajeto vai à Lagoa da Conceição rumo às praias do sul, para então tomarem o sentido de retorno ao local de início da prova. O percurso contém paisagens exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 140 km terminam onde começam, na arena diante do Trapiche da Avenida da Beira-Mar Norte. Em nenhum ponto de Florianópolis haverá bloqueio no fluxo de veículos para a realização do evento.
As equipes são divididas em 12 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45, Veterana 60 e Veterana 70. Na categoria de duplas são três divisões, Masculina, Feminina e Mista, enquanto a categoria Quarteto não têm divisão, podendo contar com atletas de ambos os sexos. Já as categorias de Participação são subdivididas em A, B, C e R, não disputam os troféus e podem ter entre oito e 15 corredores.
Retirada de kits e programação
A programação oficial do Revezamento Volta à Ilha começa ainda nesta quinta-feira (24). Às 14h, estará aberta a retirada de kit, feita pelo coordenador de equipe, e a feira oficial do evento, no Majestic Palace Hotel. No primeiro dia, os kits ficam disponíveis até às 19h. Na sexta-feira (25), véspera da prova, a retirada de kit será das 10h às 21h. Uma das grandes novidades na feira deste ano é a participação da Olympikus. Neste ano, a maior corrida de revezamento da América Latina faz parte do calendário de 50 eventos que comemoram os 50 anos da marca esportiva brasileira.
“É uma honra contar com a Olympikus, uma marca genuinamente brasileira, como parte desta edição especial do Revezamento Volta à Ilha. Um marco no calendário esportivo brasileiro, o evento inova a cada ano. Neste, teremos muitas novidades na nossa feira. Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência ainda mais completa, alinhada às expectativas de atletas e equipes que valorizam tanto o esporte quanto as conexões que ele promove”, afirma Rodrigo Lamin, diretor de inovação e mercado da Eco Running.
Na quinta-feira (24) acontece o congresso técnico do Revezamento Volta à Ilha, que será transmitido em live a partir das 19h pelo instagram da Eco Running, o @ecorunning.br. Na noite de sexta-feira (25) será realizado o Jantar de Massas, mediante reserva antecipada, também no Majestic Palace Hotel. Mesmo local da cerimônia de premiação, que será realizada na manhã de domingo (27). A partir das 9h30 serão reconhecidas as melhores equipes das principais categorias da prova.
Programação do Revezamento Volta à Ilha 2025
Quinta-feira (24/4)
14h às 19h – Retirada de kit pelo(a) coordenador(a) ou com autorização prévia por outro atleta da equipe (Majestic Palace Hotel)
19h – Transmissão da live do congresso técnico virtual no perfil oficial da Eco Running no Instagram @ecorunning.br
Sexta-feira (25/4)
10h às 21h – Retirada de kit pelo(a) coordenador(a) ou com autorização prévia por outro atleta da equipe (Majestic Palace Hotel)
18h30 às 21h30 – Jantar de massas, somente com reserva antecipada (Majestic Palace Hotel)
Sábado (27/4)
4h10 às 7h30 – Largada escalonada por categorias e nível técnico
Domingo (28/4)
9h30 – Cerimônia de Premiação (Majestic Palace Hotel)
Você pode gostar
Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
Eco Run conta com etapa especial no Rio de Janeiro, assinada pela TotalEnergies
Corredora de Sorocaba inicia trajetória na modalidade por influência da Sorocaba Speed Run Full Life
50 anos, 50 corridas, 50 celebrações: Olympikus desembarca na Paraíba como marca esportiva oficial da Maratona de João Pessoa
Maratona Internacional de Porto Alegre vai ultrapassar os 20 mil atletas em sua histórica 40ª edição