Estão abertas as inscrições para a corrida trail mais bonita do Brasil. O Desafio Rota da Baleia 2025 será realizado em 13 de setembro por Laguna, Imbituba e Garopaba, cidades do litoral sul de Santa Catarina. Ao todo, são 23 praias, cerca de 10 costões e a avistagem de baleias-francas durante a prova. O evento terá as distâncias de 80 km, 42 km, 21 km e 8 km, algumas das novidades para na edição deste ano.
As inscrições podem ser feitas pela página oficial do evento no site da On Sports, organizadora do Desafio Rota da Baleia 2025. O percurso de 80 km, que também pode ser feito em duplas, quartetos e octetos, começa na histórica cidade de Laguna, passa por todas as praias de Imbituba e tem a linha de chegada em Garopaba. As provas de 42 km, 21 km e 8 km são individuais.
A distância de 42 km é uma das novidades da edição deste ano do Desafio Rota da Baleia. Realizada com 40 km nos anos anteriores, em 2025 ganha mais dois quilômetros para que tenha a distância de maratona. A largada continua na Praia da Vila, em Imbituba. Já a corrida de 21 km começa na Praia do Rosa, também em Imbituba. A Praia do Rosa é a única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, constituído por apenas 30 enseadas de todo o planeta.
Nestas três distâncias, é grande a possibilidade de avistagem de baleias-francas, uma vez que os percursos passam por praias em que é corriqueira a presença dos animais nos mares entre os meses de agosto e setembro. Outra novidade deste ano é a corrida de 8 km. A prova será inteira pela beira do mar, na Praia do Centro de Garopaba, próximo da arena do evento, no Camping Lagoamar, onde estará a linha de chegada de todas as distâncias.
“O Desafio Rota da Baleia aumenta a cada edição e nesta teremos ainda mais atletas por conta das novidades. Temos uma maratona na programação de 2025 e incluímos a corrida de 8 km para receber os novos praticantes da corrida, esporte que cresce cada vez mais. O evento é uma oportunidade de se desafiar em conexão com a natureza, especialmente com as baleias-francas, que são as principais estrelas da prova. Avistar os animais ao longo do percurso é algo que enriquece ainda mais a experiência de correr em cenários deslumbrantes que temos no litoral sul de Santa Catarina”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.
O evento homenageia as principais visitantes do litoral sul catarinense do início do segundo semestre: as baleias-francas. Durante os meses de inverno, principalmente, as baleias migram para a costa do litoral sul de Santa Catarina para encontrar águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes. Participar da prova e ser surpreendido com pulos ou borrifos dos animais no mar é uma atração à parte ao longo do percurso do Desafio Rota da Baleia.
Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. A partir da histórica cidade catarinense, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, Ferrugem, Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central.
Além das 23 praias, os atletas passam por pelo menos 10 costões, com trilhas de mata atlântica próximas ao mar, sendo dois deles na Praia do Rosa. Do total de 80 km, apenas 7% são em estradas pavimentadas ou asfaltadas. Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas, em trecho com quase 5 km entre as praias de Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km.
O Desafio Rota da Baleia cresce a cada edição. Afinal, mais atletas encontram na corrida uma forma diferente de conhecer as belezas do litoral sul-catarinense, algumas delas praticamente intocadas. A On Sports, organizadora da prova, tem confirmado até agora atletas de 10 diferentes estados e registra a procura de corredores de países do Mercosul, como Argentina, Chile e Uruguai.
O Desafio Rota da Baleia tem apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.
Você pode gostar
Turismo esportivo para eventos de corrida continua em expansão neste 2025
Edição de Carnaval do Corre no Light agita São Paulo
New Balance 42K Porto Alegre esgota inscrições com 10 mil corredores
Whey e Creatina crescem em buscas no Mercado Livredesde o início do BBB 25
Corrida Integração anuncia Olympikus como marca esportiva oficial para a edição de 40 anos da prova