Com a participação de mais de 6.500 mil corredores e grandes atletas paralímpicos do esporte brasileiro, aconteceu no último domingo (15), a 57ª edição da tradicional corrida Sargento Gonzaguinha. Organizado pela Escola de Educação Física da Polícia Militar, o evento foi realizado nas distâncias de 4k, 15km, além da corrida kids.
Apresentando um percurso exclusivo que possibilitou a quebra de recordes, a prova fez parte da comemoração do aniversario de 193 anos da PM e premiou atletas em 4 categorias do masculino e feminino, além dos corredores PCDS que neste ano foram 108 inscritos. Nos 15km, Ailton Casimiro foi o grande vencedor, com o tempo de 48’57. Pela terceira vez no evento, o atleta de Guarulhos destacou que o lugar mais alto do pódio era o seu objetivo.
“Eu tive a oportunidade de vencer essa prova em 2021 e apesar das mudanças do percurso, eu cheguei aqui preparado para qualquer obstáculo e pronto para buscar a vitória, pois as últimas corridas não foram positivas. Mesmo sabendo que os atletas eram muito qualificados, o meu objetivo era de vencer essa prova tradicional, que espero voltar no próximo ano”, disse o campeão.
Com a marca de 56’23, Francielle Firme ficou com a primeira posição no feminino e ressaltou a felicidade de conquistar novamente a Sargento Gonzaguinha. “Gosto muito desse evento, que tive a oportunidade de ganhar em 2022 e nesta edição a minha meta era fazer um bom tempo, além de servir de treino para a São Silvestre, que pela primeira vez estarei na elite. Dessa vez, consegui superar o meu tempo na prova, que tem um ótimo percurso e organização”, comentou a corredora de Taubaté, que desde 2019 está no mundo das corridas.
Já nos 4km, Adoniram de Oliveira e Lucia Silva garantiram o lugar mais alto do pódio, respectivamente. Especialista em provas de pista, o atleta fez questão de elogiar a corrida e o nível dos atletas. “Essa é a minha primeira vez na Gonzaguinha e fico muito feliz de estrear com vitória. O nível foi bem forte, o percurso é ótimo e na próxima espero melhorar meu tempo, ou quem sabe migrar para os 15km”, concluiu Oliveira.
Militar- na categoria militar, Otavio Rodrigues e Tamires Ferreira foram os campeões dos 15km, enquanto Abel Luiz Pego e Brenda Santos venceram a prova dos 4km.
PCD- Considerada uma das corridas mais desejadas pelos atletas PCDS, a Sargento Gonzaguinha deste ano contou com a participação da triatleta top 3 do ranking mundial e que esteve nos Jogos Paralímpicos de Paris, Jessica Messali, dos atletas cadeirantes Fernando Aranha e Rogério Lima, e do atleta com deficiência intelectual Marcos José dos Silva dos Santos.
Gonzaguinha Kids – como parte da programação do evento, no último dia 14, aconteceu a Gonzaguinha Kids. Destinada para crianças de 4 a 12 anos, os futuros atletas divididos em baterias percorreram na pista de atletismo da Escola de Educação Física da PM, as distâncias de 25 a 100 metros.
Com o objetivo de incentivar a prática esportiva desde cedo, ao final do evento as crianças foram contempladas com uma medalha, sorvete, frutas e isotônico. Além das largadas, a corrida reuniu famílias e contou com atividades de recreação, exposição de viaturas militares e brinquedos infantis.
Você pode gostar
-
“ASICS House na Pista” chega a Maceió
-
TFSports dá largada no calendário 2025 do Santander Track&Field Run Series
-
Tradicional TTT terá a maior edição de sua história em 25 de janeiro
-
Corrida Granado Pink São Paulo abre inscrições para prova de 5 km pelo Parque Villa-Lobos
-
Com inscrições abertas, Maratona de Aracaju 2025 projeta mais de 20% de atletas de fora de Sergipe