Está disponível uma importante etapa de inscrições de equipes para o tradicional Revezamento Volta à Ilha. Com a próxima edição confirmada para 26 de abril de 2025, o evento é a maior corrida de revezamento da América Latina. Afinal, são 140 km que contornam a ilha de Florianópolis. Até terça-feira (3/12) as equipes que pretendem participar do evento esportivo podem efetuar a inscrição para o sorteio de vagas.
Por conta da grande procura, a EcoRunning, organizadora do evento esportivo, compartimenta as inscrições por etapas. A primeira, já encerrada, é voltada para as equipes com vaga garantida, principalmente pela assiduidade ao longo dos quase 30 anos de evento. A partir de agora, novas equipes podem tentar a vaga para 2025. Por meio do site oficial da EcoRunning – www.ecorunning.com.br -, elas fazem a inscrição para o sorteio de vagas. O prazo de inscrição vai até terça-feira (3/12), enquanto o sorteio será realizado dois dias depois (5/12).
“Essa é a segunda fase das inscrições do Revezamento Volta à Ilha e dá a oportunidade para que atletas que ainda não tiveram a experiência de correr um Volta à Ilha participarem da categoria que preferem do total das 15 disponíveis. Temos algumas delas com poucas vagas, que são muito aguardadas pelas equipes mais fiéis. No entanto, o evento ainda tem espaço para abrigar novos corredores e propiciar a experiência que faz com que tantos e tantos retornem ao evento ano após ano”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova.
Até agora, pouco mais de 200 equipes já estão inscritas para o evento esportivo que será realizado em 26 de abril de 2025. A próxima edição tem como grandes novidades a inclusão da categoria quartetos e também o aumento do número máximo de atletas para as equipes de participação, que passou de 12 para 15. O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. O percurso total é dividido em 19 trechos, com variadas distâncias cada, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis.
Treinos em trechos do Volta à Ilha
Outra novidade da próxima edição do Revezamento Volta à Ilha começa ainda antes da virada de ano. Idealizador da prova, o professor Carlos Duarte vai comandar treinos abertos aos corredores, independente de inscrição na edição de 2025, em trechos que fazem parte do percurso de 140 km da prova.
O primeiro será neste sábado (30), com a concentração às 6h30 em frente ao Trapiche da Beira-Mar Norte de Florianópolis. Os atletas devem se inscrever em página especial do site da EcoRunning – disponível também pelo Instagram da empresa.
“Não precisa estar inscrito no Revezamento Volta à Ilha para participar. É um treino aberto a todos, que podem levar amigos, familiares e a galera da assessoria de corrida. Vamos proporcionar uma experiência nos quatro primeiros trechos do percurso da prova”, explica Carlos Duarte.
Sobre o Revezamento Volta à Ilha 2025
A primeira edição do evento foi realizada em 1996. Desde então, a ideia é fazer com que equipes de corredores dêem uma volta completa na ilha de Florianópolis. Ao longo dos anos, a prova se adaptou ao crescimento da cidade. No entanto, jamais deixou de lado a essência de ser diferente, vibrante, desafiadora e que exige estratégia e planejamento da equipe, estimulando o espírito de companheirismo e colaboração mútua no grupo.
As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade variados. A partir de 2025, as equipes são divididas em 12 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45, Veterana 60 e Veterana 70. As duplas são divididas em três, Masculina, Feminina e Mista, enquanto a categoria Quarteto não têm divisão, podendo contar com atletas de ambos os sexos. Já as categorias de Participação são subdivididas em A, B, C e R, não disputam os troféus e agora podem ter composição de oito a 15 corredores.
Sobre a Eco Running
Então Eco Floripa Eventos Esportivos, nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. A empresa organiza eventos de corrida há quase 30 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. Em 2023, a empresa passou a se chamar Eco Running.
Você pode gostar
-
“100% Você” promove sua primeira corrida em Salvador com Bell Marques, Rafa e Pipo Marques
-
Na reta final de inscrições, Travessia Torres Tramandaí está confirmada para 25 de janeiro de 2025
-
26ª Volta Internacional da Pampulha abre pré-venda promocional
-
Participantes da LIVE! RUN XP em Maceió vão usar camisetas tecnológicas na corrida
-
Circuito LIVE RUN XP terá corridas de 5 km e 10 km em Cuiabá e Maceió neste domingo (1°)