Tradicional evento das grandes corridas do Brasil, o Revezamento Volta à Ilha tem sua 28ª edição confirmada para 26 de abril de 2025, em Florianópolis. A maior corrida de revezamento da América Latina foi lançada oficialmente na última quarta-feira (13) e apresentou novidades para a próxima edição. Entre elas estão a inclusão de novas categorias e também a possibilidade de equipes de participação com mais atletas em relação aos anos anteriores.
O lançamento ocorreu entre o fim de tarde e o começo da noite desta quarta-feira (13), a bordo do Catamarã Floripa. No passeio entre o Trapiche da Beira-Mar Norte até a Ilha de Ratones Grande e retorno, em Florianópolis, a equipe da EcoRunning, organizadora do evento esportivo, apresentou a edição de 2025 com números impressionantes do histórico do Revezamento Volta à Ilha. Como a distância percorrida pelos mais de 30 mil corredores desde a primeira edição, que seria mais que suficiente para ida e volta à lua.
Além disso, o idealizador da prova, Carlos Duarte, apresentou as novidades para a prova que será realizada em 26 de abril do próximo ano. A partir de 2025, o evento passa a contar com duas novas categorias: quarteto e veterana 70 (com até oito atletas com 70 anos ou mais). Ainda, as categorias de participação (não competitivas) poderão ter mais atletas, com até 15 integrantes – três a mais que nas edições anteriores.
“Estas novidades estão muito alinhadas com o Revezamento Volta à Ilha, que se moderniza sem perder sua essência. Os quartetos resgatam uma categoria que fez parte do evento por muitos anos, além de criar uma específica para os atletas com mais de 70 anos, que estão na prova desde seus primórdios. Por outro lado, abrimos a possibilidade de equipes maiores, com até 15 atletas, para abrigar novos corredores e que participem mesmo em distâncias menores”, explica Duarte.
O lançamento da edição de 2025 do evento contou com a presença de autoridades, atletas, influenciadores, jornalistas e colaboradores da Eco Running. O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis.
As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade igualmente variados. A partir de 2025, as equipes são divididas em 12 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45, Veterana 60 e Veterana 70. As duplas são divididas em três, Masculina, Feminina e Mista, enquanto a categoria Quarteto não têm divisão, podendo contar com atletas de ambos os sexos. Já as categorias de Participação são subdivididas em A, B, C e R, não disputam os troféus e agora podem ter composição de oito a 15 corredores.
“Até o dia 26 de abril de 2025 ainda teremos novas atualizações para o Revezamento Volta à Ilha para enriquecer ainda mais a experiência dos atletas. A abertura para equipes de participação com mais corredores quer trazer para essa prova tão tradicional os novos praticantes da corrida, um esporte que cresceu muito, principalmente, nos últimos dois anos”, afirma Rodrigo Lamin, diretor de inovação e mercado da Eco Running.
Inscrições
Nesta quinta-feira (14) termina o prazo para que equipes que têm vaga garantida, obtida pelo histórico de participação em edições anteriores, confirmem inscrições para 2025. A partir da próxima segunda-feira (18) até 3 de dezembro estarão abertas as inscrições para o sorteio de vagas. Nele, equipes podem conquistar a chance de inscrição, conforme disponibilidade de vagas por categorias.
Sobre a Eco Running
Então Eco Floripa Eventos Esportivos, nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. A empresa organiza eventos de corrida há quase 30 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul. Em 2023, a empresa passou a se chamar Eco Running.
Você pode gostar
-
TFSports lança calendário 2025 do Santander Track&Field Run Series com valores especiais
-
BairrU patrocina Maratona de Curitiba com foco em estimular qualidade de vida urbana
-
Processo seletivo para novos membros do projeto ASICS FrontRunner está aberto
-
ASICS House completa dois anos com mais de 20 mil serviços prestados
-
Itaú BBA IRONMAN 70.3 Brasília volta ao calendário em 2025