Criada pela maratonista e líder comunitária Neide Santos em 1999, a ONG Vida Corrida celebrou 25 anos de atuação social por meio do esporte no bairro do Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. Durante este período, as atividades esportivas e ações socioeducativas contemplaram mais de 5.000 pessoas. No momento, 400 crianças e adolescentes participam, junto com 400 mulheres, das atividades regulares. A organização, que começou apenas com Neide, hoje conta com uma equipe de mais de 20 profissionais, incluindo administradores e o núcleo pedagógico. Além das sessões de iniciação esportiva e dos treinamentos de condicionamento físico, a organização também oferece aulas de idioma (inglês e francês), oficinas de tecnologia e orientação vocacional para os participantes.
“Comemorar 25 anos de Vida Corrida é ver a realização dos meus sonhos mais malucos e inimagináveis. Vivi um futuro incerto e hoje vejo minha história sendo fio condutor da vida de milhares de pessoas do Capão Redondo, proporcionando a crianças e mulheres muito do que me foi negado”, declarou Neide Santos.
O evento começou com um treino funcional elevado para as mulheres, seguido pela presença de três gerações de uma família no palco durante o cerimonial. Esse momento simbólico reforçou a importância do projeto, que beneficia gerações de forma consistente por mais de duas décadas, evidenciando o impacto e a solidez do trabalho realizado na região. Além disso, o coletivo “Sarau do Capão” trouxe arte e cultura ao evento com uma apresentação especial que envolveu a comunidade.
Durante a programação, a revitalização da “Rua de Brincar” foi apresentada à comunidade. A iniciativa transformou a via pública, onde se encontra a sede da ONG, em um espaço dedicado à prática de atividades físicas. Com novos jogos recreativos, um mural de grafite, e a ampliação da pista de corrida pintada na rua — que destacou os principais marcos da história da ONG a cada 10 metros — a ação foi um dos destaques do dia. O evento contou com a participação dos medalhistas paralímpicos Júlio Cesar Agripino e Veronica Hipólito, e da atleta do salto em distância Vanessa Sena.
“Todas as crianças precisam se movimentar para que as comunidades prosperem. A história da Neide e do Vida Corrida é um exemplo incrível do poder do esporte, e por isso temos muito orgulho em comemorar 15 anos de parceria e reforçar nosso compromisso com o futuro do esporte para as novas gerações”, completou Bruno Teixeira, gerente-executivo sênior de comunicação e propósito da Fisia, Distribuidora Oficial da Nike do Brasil.
A programação também incluiu uma corrida coletiva entre os participantes do projeto e convidados, além de uma exposição que contou a trajetória dos 25 anos da ONG na sede da organização.









Você pode gostar
Strava adquire o aplicativo de treino para corrida Runna
Eco Run conta com etapa especial no Rio de Janeiro, assinada pela TotalEnergies
Corredora de Sorocaba inicia trajetória na modalidade por influência da Sorocaba Speed Run Full Life
50 anos, 50 corridas, 50 celebrações: Olympikus desembarca na Paraíba como marca esportiva oficial da Maratona de João Pessoa
Maratona Internacional de Porto Alegre vai ultrapassar os 20 mil atletas em sua histórica 40ª edição