A Polar, líder mundial em wearables e tecnologia de frequência cardíaca, apresenta a sua retrospectiva esportiva de 2023, que releva números importantes sobre os hábitos de atividade física, esportes e sono dos seus usuários ao redor do mundo – inclusive entre os seus consumidores brasileiros. Tendo a corrida e caminhada como as modalidades mais realizadas, o levantamento confirma que a atividade física de forma moderada é uma das principais tendências para manter uma rotina saudável e o corpo ativo.
Em 2023, a corrida representou 19% de todos os treinos monitorados pelos usuários Polar ao redor do mundo, e os corredores percorram, em média, 7,8km por treino. Já no Brasil, essa média de distância por treino ficou um pouco atrás, em 7,1km. Com relação a distância da maratona, o tempo médio de conclusão entre os atletas foi de 4h e 10 minutos, e os top 5 perfis esportivos mais utilizados pelos usuários brasileiros foram (nessa ordem): Treino de Força, Corrida, Caminhada, Corrida em esteira e Ciclismo.

Os treinos de caminhada somam quase 16% dos usuários mundialmente. Em média, os praticantes de todas as faixas etárias percorrem 4,4km ao longo de 65 minutos. Os dados mostram que as pessoas atingiram o ritmo e a quantidade de tempo necessárias para obterem os benefícios para saúde, além dos números também corresponderem ao ritmo e à cadência média sugeridos por estudos publicados pela British Journal of Sports Medicine sobre a modalidade.

“Abraçar a atividade física de intensidade moderada não é apenas um passo em direção a um corpo mais saudável, é um passo para uma vida mais feliz”, diz o doutor Dr. Raija Laukkanen, do Centro de pesquisa da Polar. “Qualquer pessoa que siga um estilo de vida ativo poderá encontrar motivação e orientação através de dispositivos Polar e por meio dos nossos recursos inteligentes de treinamento, como o teste de caminhada e o de corrida, projetados para atender todos os níveis de condicionamento físico em busca de uma rotina mais saudável”, completa.

Com o aumento da conscientização das pessoas na relação entre atividade física e dormir bem, mais pessoas em todo o mundo também estão utilizando relógios para obter informações sobre a qualidade da sua noite de sono. O relatório de 2023 revela que usuários da Polar estão dormindo, em média, a quantidade recomendada, acordando às 7h e indo para a cama às 23h30. Entre os usuários brasileiros, entretanto, vemos uma mudança de comportamento: a população desperta mais cedo – em média, às 6h43 – e dorme um pouco mais tarde também – às 23h36. Este monitoramento é feito através da tecnologia Nightly Recharge™, que mede a recuperação noturna do usuário aos estresses do treino e do dia a dia.
O relatório foi baseado nos números de milhões de usuários Polar em todo o mundo e fornece uma referência que oferece aos atletas a oportunidade de comparar seus dados de treino, atividade e sono com diferentes tendências em seu país e no mundo. Todos os usuários da marca podem consultar suas estatísticas anuais em sua conta Polar Flow.
Confira as principais conclusões do relatório:
Principais esportes: Os esportes mais populares são corrida, caminhada, treinamento de força, ciclismo e corrida em ambientes fechados. São mais de 150 esportes diferentes monitorados por usuários Polar.
Atividade semanal: Os usuários Polar se exercitam em média 5 horas e 39 minutos por semana e terça-feira é o dia mais popular para exercícios.
Corrida: A distância média percorrida é de 7,8km.
Treinamento de força: Média de 65 minutos por sessão.
Você pode gostar
Nestlé abre inscrições para a 34ª edição das Dez Milhas Garoto
Histórica, Rio do Rastro Marathon Caixa 2025 tem programação aberta ao público neste fim de semana
Com percurso no Aterro do Flamengo, New Balance 15K Rio de Janeiro abre inscrições
Centauro Desbrava retorna a Salvador em nova etapa de corrida de rua
Rio do Rastro Marathon 2025 testa resistência de 2 mil atletas em corridas neste fim de semana