O inverno chegou e, com ele, a preguiça e a dificuldade de praticar exercícios regularmente aumentam. Principalmente se você está iniciando um novo hábito agora e encaixou a prática no primeiro horário da manhã ou tarde da noite, períodos em que a tendência é que as temperaturas estejam mais baixas.
Apesar disso, é fundamental manter uma rotina de exercícios em qualquer estação do ano e a temporada de frio não pode ser um obstáculo para manter a frequência das atividades físicas.
Márcio Lui, personal trainer de personalidades como Sabrina Sato, Adriane Galisteu e Yasmin Brunet, compartilhou algumas dicas para se manter em movimento, mesmo quando o clima não ajuda:
- Mantenha-se hidratado
Temos a tendência de consumir menos água durante o inverno, mas manter-se hidratado é essencial para uma vida saudável e equilibrada. Nunca deixe de levar uma garrafa de água consigo durante a prática de exercícios. Além disso, hidratar a pele do rosto, do corpo e dos lábios é um auto cuidado muito importante nesse período, principalmente se você pratica atividades ao ar livre, como caminhada e ciclismo.
- Inclua exercícios de mobilidade no seu treino
Se você pratica musculação, exercícios de mobilidade antes da prática ajudam a aquecer e preparar a musculatura e as articulações que ficam enrrijecidas no frio. Exercícios aeróbicos, alongamento ou yoga são ideais nesse caso e podem tornar a sua prática ainda mais segura e completa no inverno.
- Insista em uma alimentação equilibrada
Durante dias frios, é comum sentirmos vontade de nos alimentar de forma menos saudável, consumindo, com maior frequência, alimentos gordurosos, como fast foods e doces. É fundamental manter a alimentação balanceada nesse período, para continuar fortalecendo e nutrindo o corpo, o que promove uma melhor performance na prática de exercícios físicos.
- Aposte em modalidades diferentes
Se você está acostumado a sair de casa para se exercitar, o inverno pode ser um bom momento para praticar outras modalidades. Treinos em casa são igualmente eficientes a treinos em outros ambientes e podem ser intercalados com outras práticas, você não precisa ir a uma academia todos os dias e enfrentar as baixas temperaturas da rua para se manter em movimento.
Você pode gostar
-
Novos heatmaps do Strava promovem mais segurança para quem treina ao anoitecer
-
Transforme seus exercícios em benefícios com o Spoint!
-
Cinco benefícios da musculação para amantes da corrida de rua ou indoor
-
Dicas Essenciais para Correr na Praia: Preparação para os 21K Costa dos Milagres
-
Às vésperas do Dia das Mães, conheça os benefícios de treinar em família