Fazer exercícios grávida? Isso pode?

Grávida pode treinar musculação? Pode correr?

São tantas as perguntas que recebo cada vez que posto a evolução da minha gestação, que por sinal já está no 6 mês, e estas perguntas só aumentam quando a foto ou vídeo está relacionado aos meus treinos.

Imagina agora que a barriga começou a aparecer, rsss.

Na academia muitos me perguntam, elogiam e outros só olham com cara de assustados e tem aqueles que já declararam não gostar de ver, kkkk… Normal conviver com tantas opiniões, acredito que toda grávida já foi confrontada com uma, pior quando são teorias sem base alguma.

Pensando nisto resolvi contar minha história e tentar ajudar aquelas grávidas que como eu desejam manter uma rotina de exercícios durante a gestação.

Primeiro eu descobri que estava grávida quase no terceiro mês de gestação, portanto no período de risco eu estava treinando pesado, correndo muito e com uma dieta restrita porque estava fazendo hipertrofia muscular. Eu não imaginava a gravidez, tomava remédio e depois de 11 anos recebi está grata surpresa.

Diante disto eu busquei um obstetra que depois do ultrassom e exames mandou eu continuar com treino acompanhada. Foi então que procurei meu personal que tem especialidade com gestantes para passar um novo treino agora com menos carga e intensidade.

Vejam que assim que descobri a gestação tomei os devidos cuidados e isso eu indico para todas as grávidas, não faça exercício por conta e jamais comece grávida algo novo.

“Segundo American College of Obstetricians and Gynecologists as gestantes podem praticar atividade física de leve até moderada por aproximadamente 30 min./dia, desde que não possua nenhuma complicação. Entretanto o tipo de atividade a ser escolhida deve ser orientada pelo obstetra e profissional de educação física. No que diz respeito à corrida é importante ressaltar que as gestantes não devem começar esta atividade durante o período gestacional. As grávidas que já corriam antes de engravidar podem continuar nesta modalidade desde que seja acompanhada e liberada pelo obstetra.”

Mas porque ainda existe tanto tabu? Porque ainda encaro preconceitos por estar grávida e treinando?

Simples, porque existe um mito que cerca as gestações.

Olha o que diz o Dr Dráuzio Varella quando perguntado se gestante não deve praticar atividade física; “Mito. Primeiro, a grávida deve passar por uma avaliação médica completa e, se estiver livre de fatores de risco, ela pode fazer atividade física com moderação. Na gravidez são indicados esportes com baixo impacto…”

E tem mais, olha esta afirmação de quem entende bem de gestação:

“A hesitação dos obstetras em recomendar exercícios para as grávidas está enraizada em uma noção antiquada da gestação como um período de confinamento”, disse Raul Artal, chefe do departamento de obstetrícia e saúde da mulher da Universidade de St. Louis (EUA), em artigo na revista “Ob.Gyn. News”.

Ufa, me sinto livre ao ler isso!!

Você mamãe que treina não se sente?! Kkk

Continuando… lógico que existem restrições e o bom senso deve ser observado. Para isso acompanhamento é tudo.

Veja o que diz o meu personal Bira Júnior:

“O sedentarismo e a má alimentação durante esse período podem resultar em diversos problemas para a mãe e para o bebê. Na outra ponta do iceberg temos a preocupação exagerada com a estética que também pode ser prejudicial. O segredo é manter o equilíbrio e usufruir dos diversos benefícios proporcionados pelos exercícios físicos na intensidade adequada e com a alimentação balanceada. “

Viram, estou muito bem acompanhada e além dele posso contar com a super nutricionista esportiva Flávia Alves e meu obstetra.

Então quando me ver com meu buchinho treinando saiba que me cerquei de todos os cuidados.

Cuidados como: hidratar, diminuir carga, pouca intensidade, monitorar o batimento cardíaco etc…

Você sabe que existe um consenso entre os especialistas que o exercício físico durante a gestação é ótimo para a mamãe e para o bebê pois diminui a sensação de inchaço e cansaço, garante peso saudável, aumenta o aproveitamento de nutrientes que chegam ao bebê e ajuda até na hora do parto.

entrando no 6º mês

Dúvidas esclarecidas e a pergunta do momento agora que estou caminhado para 7 meses é:

– Você vai treinar até quando?

R. Até onde o buchinho deixar, eu estiver bem e me sentir confortável.

Comentários

comentários