Alex Omena representará Alagoas no Challenge Roth, na Alemanha.

O estado de Alagoas estará muito bem representado na Alemanha, a pequena cidade de Roth recebe mais uma edição do Challenge Roth, considerada a maior competição Full Distance do mundo (3.8 km de natação / 180 km de ciclismo/ 42 km de corrida). A prova será realizada no mês de julho, no dia 17, na cidade de Roth, no estado da Bavária e contará com a participação de Alex Omena, atleta alagoano confirmado no evento.

A prova de Roth está praticamente em todas as listas das provas que todos os triatletas sonham em fazer pelo menos uma vez na vida. São aproximadamente cinco mil participantes, o que a torna a maior prova da modalidade no mundo. O que chama muita atenção e impressiona, sem dúvida alguma, são os 180 mil expectadores, os funis humanos formados no percurso, chegam a arrepiar!

Alex vem se destacando no triathlon alagoano nos últimos anos, vivencia um ótimo momento no cenário local e nacional. E, para continuar seu crescimento na modalidade, nada melhor do que iniciar a temporada 2016 com um bom resultado no maior evento do planeta.

O atleta tem disputado de igual para igual com atletas de sua categoria e brigado por vagas no pódio. No entanto, mantém os pés no chão, principalmente por se tratar de uma prova de longa distância.
“Quero fazer uma boa prova, consistente, mas sei que vou ter dificuldades. A natação, por não ser em mar, se torna um pouco mais difícil pela densidade da água, não ajudando na flutuação. Na etapa do ciclismo, além da altimetria de mais de 1000m, devo enfrentar bastante vento. Como ponto positivo terei um asfalto de excelente qualidade. A preocupação com a corrida já começa no ciclismo, pois é necessário dosar pra não fadigar muito a musculatura, mas o percurso é plano o que facilita. Porém, de maneira geral, a questão climática pesará, pois a prova ocorre em pleno verão europeu e o sol demora bastante a se pôr. Mesmo assim, quero fechar a prova em menos de onze horas”, explicou o triatleta.

Alex Omena

Histórico do Atleta

Alex Omena Gomes de Barros, 29 anos, iniciou o triathlon no ano de 2011, mas só em 2012 passou a competir o campeonato alagoano. Durante dois anos (2012 e 2013) correu a categoria mini sprint, a qual consiste em 375m de natação, 10 km de ciclismo e 2,5 km de corrida. Em 2014 passou a competir na categoria Olímpica, 1500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, que é o auge do campeonato alagoano. Em 2015, além de seguir no campeonato alagoano, novos desafios surgiram. Participou de duas provas Half-Distance (1900m de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida): Challenge Maceió em agosto e Challenge Florianópolis em novembro. Foi contemplado no Challenge Maceió com uma vaga para participar do Challenge Roth, na Alemanha em julho do corrente ano.

Classificado para o Challenge Roth
Devido à dificuldade de se conseguir uma vaga, apenas um alagoano participou dessa prova. Serei o segundo, juntamente com uma triatleta alagoana que também irá participar desse desafio. Todas as vagas para a prova de 2015 se esgotaram em menos de 2 minutos, algumas delas conquistadas por brasileiros.
Representante da Equipe 3+, Alex já entrou em um período intenso de treinamentos preparatórios para a prova em Roth. Acompanhado de perto por Rafael Padilha, seu coach e pela esposa e triatleta Juliana Canuto, Alex tem toda a motivação do mundo, amparado por amigos e familiares, dividindo seu tempo entre trabalho e treinamentos.

 



Comentários

comentários

Deixe um comentário

Nos acompanhe também no FACEBOOK

%d blogueiros gostam disto: